Educação: Alunos aprendem matemática usando o teatro como ferramenta

Idéia do projeto surgiu para que os estudantes interagissem mais com a matéria

sex, 04/08/2006 - 18h51 | Do Portal do Governo

O quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos. Teoremas, fórmulas. Certas regrinhas de matemática causam até arrepios em alguns alunos. Pensando nisso, uma professora resolveu usar um método nada comum para prender a atenção dos estudantes em sala de aula: peças teatrais e poemas.

A idéia, iniciada no primeiro semestre, partiu da professora Ione Aparecida de Souza Machado Batista. Ela desenvolveu o projeto com cerca de 40 alunos entre 14 e 15 anos da 8º série do ensino fundamental da Escola Estadual Vereador Sebastião Mônaco , em Marília, no interior de São Paulo.

Cansada de observar as dificuldades de assimilação e a falta de interesse, ela passou alguns dias pensando em algo que pudesse ajudar no processo de aprendizagem. “Hoje, para ser alfabetizado, o ser humano precisa não só ler e escrever, mas interpretar e atuar no mundo onde vive de maneira dinâmica e capaz de transformar a realidade onde vive”, explica a professora.

Após dividir a sala em grupos o segundo passo foi aprofundar pesquisas dentro da sala de leitura da escola usando os livros didáticos e as enciclopédias. Hora de explorar a criatividade para produzir os poemas e definir de que forma iriam fazer as apresentações.

O passo seguinte foi definir os temas para apresentação: História de Pitágoras, Demonstração Prática do Teorema de Pitágoras, Ilustração do Teorema de Pitágoras, Tales e sua História, Acróstico do Teorema de Tales e a Receita “ Matemágica” do Teorema de Tales.

Para a professora Ione Aparecida, o trabalho atraiu os interesses dos alunos pelo conteúdo. Ela também notou a melhoria do rendimento na aplicação dos teoremas, e mais: os alunos se tornaram mais comunicativos e passaram a se apresentar em público sem grandes dificuldades.

Segundo ela, a forma diversificada e divertida de transmissão do conteúdo a fez acreditar que, quando instigado a participar da construção do seu conhecimento, o aluno desenvolve habilidades desconhecidas pelo professor. “Eles tiveram um progresso muito grande na aprendizagem, pois perceberam que a matemática não é uma ciência isolada. A matéria pode ser transformada em uma brincadeira educativa. Assim, jamais será esquecida”, concluiu a professora.
Da Secretaria da Educação