Educação: Aluno de São Carlos vai à Eslováquia participar de torneio de Jovens Físicos

Jovem integra equipe do interior do Estado classificada para a fase internacional da competição no mês de julho

seg, 08/05/2006 - 13h26 | Do Portal do Governo

Após seis meses de muito estudo e dedicação um aluno da Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha , em São Carlos, região central do Estado, foi um dos classificados entre os cinco times vencedores do País para ir à Eslováquia concorrer com estudantes de todo o mundo dentro do Torneio Internacional de Jovens Físicos .

A equipe formada por cinco alunos elegeu o estudante Daniel Fernando Pinto para representar o grupo na Eslováquia. No torneio, alunos de todas as regiões do País concorreram na fase estadual. Após várias etapas foram escolhidas cinco equipes para representar o Brasil no exterior.

Das cinco equipes escolhidas quatro são de escolas particulares e, de acordo com o regulamento da competição, um integrante de cada equipe irá participar da fase internacional. É a primeira vez, em 27 anos de competição, que uma escola estadual participa do torneio, e o estudante Daniel é o único da equipe que vem de uma escola pública.

União

Para a viagem, que ocorrerá entre os dias 5 e 14 de julho, a Diretoria de Ensino de São Carlos e educadores da USP estão se mobilizando para conseguir parceiros e custear as passagens, hospedagem e alimentação do aluno. Enquanto isso a Diretoria busca formas de os 4 integrantes das escolas particulares se encontrarem com o aluno Daniel e decidirem o projeto que apresentarão na Eslováquia.

Sobre o Torneio

O International Young Physicists´Tournament (IYPT) – Torneio Internacional de Jovens Físicos – busca estimular o interesse dos estudantes pela Física, desenvolvendo o pensamento autônomo e crítico e estimulando o trabalho investigativo e colaborativo. O IYPT foi criado em 1979 por professores do Departamento de Física da Universidade de Moscou, Rússia. O torneio é feito em um país diferente a cada ano, e durante uma semana 17 problemas abertos e de natureza investiga – selecionados por um Comitê Internacional – são debatidos pelos times dos diversos países participantes.

Podem participar

O torneio é aberto a estudantes matriculados desde a 8ª série do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. Eles devem se organizar em times de três a cinco integrantes. Os times podem ser heterogêneos, e estar matriculados em escolas e em séries diferentes, desde que não excedam o número máximo de cinco integrantes.

Cada time deve escolher um integrante para ser o líder, também chamado de “capitão do time”. O capitão deve ser o integrante mais experiente e com reconhecida liderança junto ao grupo. Ele será o elo de comunicação com a coordenação do torneio e será responsável pelo time.

Renata da Silva

Da Secretaria da Educação