Educação altera datas do Saresp para 27 e 28 de novembro

Fundação Cesgranrio comunicou à Secretaria que chuvas no Rio de Janeiro inutilizaram provas

qua, 19/11/2008 - 14h06 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação acaba de alterar as datas de aplicação do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). As provas agora serão em 27 e 28 de novembro (quinta e sexta-feira), não mais em 25 e 26. A mudança ocorre devido a problema relatado pela Fundação Cesgranrio, responsável pela elaboração da avaliação, que teve seu depósito com as provas afetado pelas fortes chuvas no Rio de Janeiro.

De acordo com a instituição fluminense, as provas que viriam a São Paulo foram inutilizadas por água e barro após temporais no Rio. A situação será contornada até a próxima semana pela Cesgranrio, sem qualquer prejuízo aos alunos ou ao Estado.

Todas as escolas que participarão do Saresp já estão sendo comunicadas pela Secretaria. O Saresp é a avaliação de rendimento dos estudantes paulistas Será aplicado a cerca de 2,1 milhões de estudantes por todo o Estado: 1,8 milhão da rede estadual e 340 mil de escolas particulares e municipais.

Participarão estudantes de 2ª, 4ª, 6ª e 8ª série do Ensino Fundamental e de 3ª série do Ensino Médio. As provas para alunos da 2ª série do Ensino Fundamental terão questões abertas, em língua portuguesa e matemática. Para 4ª série do Fundamental serão 24 questões de múltipla escolha (testes) em língua portuguesa e matemática. Para 6ª e 8ª série do Fundamental e 3ª série do Médio também serão 24 questões de múltipla escolha, mas para língua portuguesa, matemática e ciências (no Ensino Médio, química, física e biologia).

Todos os alunos de 4ª, 6ª e 8ª do Ensino Fundamental e de 3ª do Médio ainda terão uma redação. Os tipos serão: relato de experiência pessoal vivida – 4ª série; produção de carta pessoal – 6ª série; artigo de opinião – 8ª e 3ª séries.

Os cerca de 2,1 milhões de alunos realizarão as provas em suas escolas, nos horários normais de aulas. Um “exército” de 65 mil professores estaduais aplicará as provas, em escolas diferentes das que rotineiramente dão aulas (exceto para 2ª série, que haverá apenas troca entre turmas). Cada escola terá três pais e monitores externos (da Cesgranrio), garantindo a correção de todo o processo.

“As fortes chuvas afetaram as provas, mas conseguimos contornar a situação. Em vez de terça e quarta-feira, alteramos as datas para quinta e sexta-feira, na mesma semana”, afirma a secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro. “O Saresp é fundamental para verificarmos como está a Educação paulista. É importante que os alunos e seus pais ou responsáveis levem a sério a avaliação. As provas são formuladas para identificar da melhor maneira o nível de cada estudante”, complementa a secretária.

A Secretaria resolveu abrir o Saresp para participação de escolas municipais e particulares neste ano. Cerca de 340 mil alunos a mais participarão da avaliação. Ao todo, 233 cidades paulistas (1.509 escolas municipais) aderiram. Das redes municipais participarão 288 mil estudantes. Das escolas privadas, 52 mil – são 175 da rede Sesi e 53 particulares.

Confira como será o Saresp

Data: 27 e 28 de novembro
Horário: o mesmo das aulas
Locais: a mesma escola do aluno

1º dia de aplicação

2ª série do EF – língua portuguesa
4ª série do EF – matemática
6ª e 8ª do EF e 3ª do EM – língua portuguesa e matemática

2º dia de aplicação

2ª série do EF – matemática
4ª série do EF – língua portuguesa e redação
6ª e 8ª do EF – ciências e redação
3ª do EM – ciências da natureza (biologia, física e química) e redação

 Da Secretaria da Educação