Educação: Alimentação vira tema de estudos em escola estadual de Guarujá

Conteúdo trabalhado durante as aulas de Ciências também serviu para exercitar habilidades em outras matérias

seg, 15/05/2006 - 13h05 | Do Portal do Governo

“…Pêra, uva, maçã, salada mista…” A frase lembra brincadeira de criança, mas na Escola Estadual Emídio José Pinheiro , em Guarujá, litoral do Estado, o assunto foi parar na sala de aula. Durante as aulas de Ciências, temas como bons hábitos alimentares serviram de base para atividades mais interessantes e envolventes.

Alunos da 1ª série do ensino fundamental aprenderam detalhes sobre a importância de comer verduras, frutas e legumes, jeito divertido que a professora Norma Lima do Nascimento Espinosa e a direção da escola encontraram de ensinar a importância da escolha adequada na hora de fazer as refeições.

Cardápio completo

O conteúdo trabalhado durante as aulas de Ciências também serviu para exercitar as habilidades dos alunos em disciplinas como Português, Artes, Matemática e Educação Física. Entre as atividades desenvolvidas, destacam-se: leitura e escrita dos nomes dos alimentos; confecção de cartazes com figuras e desenhos dos alimentos; apresentação do disco alimentar; leitura coletiva da história em quadrinhos “O que é educação alimentar” ; cartaz de pregas dividido em partes: café da manhã, merenda, almoço, lanche da tarde e jantar; frutas para colorir; e dicionário de frutas e legumes.

Depois da merenda

“O ponto alto da atividade foi o Dia da Salada de Frutas. A merenda veio acompanhada de uma sobremesa especial, preparada pelos próprios alunos”, explicou a diretora da escola, Tânia Cristina Pereira de Mello. Oportunidade perfeita para os estudantes aprenderem, na prática, quase todos os sentidos. Cada fruta era descrita com detalhes, incluindo o tato (forma e textura da fruta), a visão (ao observar os detalhes e cores da casca e da polpa), o olfato (sentindo o aroma de cada uma) e o paladar (experimentando sabores cítricos, doces, azedos etc).  

Celso Bandarra

Da Secretaria da Educação