Educação abre cinco novos centros de línguas em São Paulo

Estudantes da rede estadual de ensino ganham Espaços na capital, Guarulhos e Carapicuíba

qui, 08/01/2009 - 18h12 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação decidiu abrir cinco novos Centros de Estudos de Línguas (CELs) na Grande São Paulo. Todos começarão a funcionar em fevereiro, ensinando espanhol (em 4 das unidades) e italiano, francês e alemão.

Além das três unidades da cidade de São Paulo, a Secretaria implantará CELs em Guarulhos e Carapicuíba (veja endereços abaixo), sempre em escolas estaduais. Com os recém-criados, a Secretaria chega a 82 CELs espalhados pelo Estado.

Qualquer estudante da rede estadual (de 6ª série do Fundamental à 3ª série do Ensino Médio) pode participar dos cursos dos CELs, que definem as línguas a serem ensinadas de acordo com a demanda local. Com o ensino de língua inglesa nas escolas, os CELs disponibilizam espanhol, francês, japonês, italiano e alemão aos estudantes que desejam outro idioma.

As inscrições para as novas unidades já podem ser realizadas nos próprios CELs. Os cursos têm duração de três anos, divididos em seis semestres – em geral são duas aulas por semana, sempre no contraturno.

“Queremos oferecer diferentes oportunidades aos nossos alunos. É importante enriquecer a aprendizagem com outro idioma, além de passar a ter acesso a outras culturas contemporâneas”, afirma a secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Os Cels estão distribuídos da seguinte maneira pelo Estado: 48 existem em cidades do interior e litoral e 34 na Grande São Paulo.

Confira o endereço das Diretorias onde serão os novos CELs

  • Carapicuíba – Av. Amazonas, 1.660 – Cohab Carapicuíba
    Espanhol
  • Guarulhos Norte – Rua Guaratuba,402 – Vila Flórida 
    Espanhol, Francês, Italiano e Alemão
  • SP – Zona Leste – Rua Puquixã,s/nº, Vila Ré –
    Espanhol
  • SP – Zona Leste – Rua Dr. Luiz Carlos,740 – Vila Aricanduva
    Espanhol
  • SP – Zona Norte – Rua Dez de Maio, 271 – Vila Amália
    Espanhol

Da Secretaria da Educação