Educação abre 10 mil vagas para cursos gratuitos de línguas

Oportunidades estão espalhadas por todo Estado, nos 84 Centros de Estudos de Línguas (CELs)

ter, 09/06/2009 - 13h30 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação abriu na segunda-feira, 8, cerca de 10 mil vagas para os estudantes da rede que queiram aprender gratuitamente algum dos idiomas: alemão, japonês, francês, espanhol e italiano. São 84 Centros de Estudos de Línguas (CELs) espalhados pelo Estado. Somente na Capital e Grande São Paulo são 35 unidades.

As 10 mil vagas disponíveis são para cursos que terão início em agosto deste ano. Os cursos têm duração de três anos, divididos em seis semestres. Somente em 2008 cerca de 20 mil alunos passaram pelos CELs.

Todos os alunos da rede estadual já têm aulas de inglês na grade curricular. Os CELs oferecem oportunidade para aprendizagem de um terceiro idioma. Para se inscrever é preciso ser aluno de escola estadual, frequentando cursos regulares ou supletivos – a partir da 6ª série do Ensino Fundamental. Estudantes de escolas técnicas estaduais também podem frequentar as aulas.

“Aprender línguas estrangeiras é fundamental para o enriquecimento cultural dos alunos. Saber outros idiomas é um diferencial na hora de concorrer a uma vaga no mercado de trabalho”, afirma o secretário da Educação, Paulo Renato Souza.

O aluno interessado deve procurar a unidade do CEL mais próxima de sua de sua casa, apresentar comprovante de matrícula escolar e documento de identidade e realizar a inscrição. No caso de alunos menores de 18 anos, é necessária a presença do responsável. O período de inscrição e os idiomas oferecidos variam de acordo com a unidade. Mais informações podem ser encontradas no site da Secretaria www.educacao.sp.gov.br.

Da Secretaria da Educação