Editora Unesp e Imprensa Oficial lançam São Paulo – Artes e Etnias

Em São Paulo – Artes e Etnias está registrada a saga dos fundadores da cidade do período colonial – indígenas, portugueses e africanos

qua, 11/07/2007 - 22h00 | Do Portal do Governo

Em São Paulo – Artes e Etnias está registrada a saga dos fundadores da cidade do período colonial – indígenas, portugueses e africanos; seguem-se os ideais da Independência e dos primeiros imigrantes, já durante o Império, oriundos das línguas germânicas. Depois a trajetória dos italianos, portugueses e espanhóis – além dos que chegaram do oriente médio e do leste europeu, já no período republicano.  O livro mostra ainda a influência das diferentes e múltiplas etnias sobre a pintura, escultura e arquitetura de São Paulo.

Para Percival Tirapeli, autor de São Paulo – Artes e Etnias, aceitar o desafio de traçar a trajetória dos povos construtores desta cidade teve o mesmo significado “do fazer a América” (o sentimento de pioneirismo) que impeliu seus avós a deixarem Verona, Pádua e Oderzo, na Itália do final do século XIX.

As fotos que estão no livro são de Manoel Nunes da Silva. Por muitas vezes, Tirapeli e Nunes da Silva começaram seu trabalho de madrugada, em busca da melhor luz para traçar o perfil da cidade. Os textos escritos foram devidamente organizados por Laura Carneiro. Foi uma longa espera de quatro anos que antecederam a publicação deste livro que, a cada página nos reporta a nossa história e à história de nossa arte, espelhada em esculturas, pinturas e arquitetura de mestres como Domenico Calabrone, Galileo Emendabili, Amadeo Zani,  Augusto de Campos, Francisco Rebolo Gonçalves, Manabu Mabe, Ramos de Azevedo, Luigi Pucci, Oscar Niemeyer, entre outros expoentes.

Livro de fôlego, elaborado em projeto editorial esmerado, São Paulo – Artes e Etnias mostra a epopéia artística de diferentes povos, na construção desta megalópole. São Paulo, cidade hoje cosmopolita, foi pequena vila desde sua fundação, voltada para o exterior. No século XVII, bandeirantes partiram sertão adentro na descoberta do ouro e traçando o desenho das fronteiras do Brasil. Foi aqui proclamada a Independência, e também aqui tiveram origem os movimentos abolicionista e republicano.

Hoje, em seu terceiro século de hegemonia, a cidade continua a ecoar os muitos idiomas: italiano, espanhol, francês, árabe, hebraico e até japonês. São brasileiros descendentes dos imigrantes que tanto contribuíram para a grandeza e história da nossa cidade. Tudo registrado em São Paulo – Artes e Etnias, com pesquisa e texto de Percival Tirapeli e fotos de Manoel Nunes da Silva.

Com a publicação de São Paulo – Artes e Etnias, a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e Editora Unesp certamente estão contribuindo para o resgate da nossa história, em livro de grande envergadura e qualidade. São Paulo – Artes e Etnias

Co-edição Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e Editora Unesp

Pesquisa e texto: Percival Tirapeli

Fotos: Manoel Nunes da Silva

Coordenação e edição de texto: Laura Carneiro

Direção de arte – Gerson Tung

Número de páginas: 438

Preço: R$ 190

Lançamento: 14 de julho, das 11 às 14 horas

Pinacoteca do Estado – Praça da Luz, 2

telefone: 3229-9844

Da Assessoria da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo

(R.A.)