Edição especial do ‘Nossa Língua’ aborda a reforma ortográfica

O programa faz um resumo mudanças que irão acontecer na Língua Portuguesa

ter, 27/01/2009 - 21h10 | Do Portal do Governo

Depois das férias, professores e alunos terão a chance de voltar à sala de aula com as principais mudanças do novo acordo ortográfico na ‘ponta da língua’. É que a TV Cultura preparou uma edição especial do Nossa Língua, que mostra em um só programa as alterações mais importante que irão acontecer na Língua Portuguesa. Apresentada pelo professor Pasquale Cipro Neto, a atração será exibida na próxima segunda-feira, 2 de fevereiro, às 19h30.

Nos módulos sobre a nova ortografia, o público poderá conferir o que mudou em nosso idioma com relação ao uso do acento diferencial e do hífen; a eliminação do trema; e a reintrodução das letras K, W e Y no alfabeto. Em outro bloco, Pasquale recebe o professor doutor em Letras e Relações Internacionais e Presidente da Comissão de Língua Portuguesa do Ministério da Educação Godofredo de Oliveira Neto, que comenta a importância da unificação da Língua.

O programa traz ainda os depoimentos da Ministra de Educação de Cabo Verde, Vera Duarte, que fala da importância desse acordo para o seu país; e da autora Tatiana Belinky, que comenta sobre as novas regras do ponto de vista da escritora. Mas as novidades não param por aí. Os telespectadores também podem acompanhar todas as mudanças da Língua Portuguesa por meio do site www.tvcultura.com.br/plantaoortografico, que contém a listagem das alterações do idioma e vídeos explicativos do professor Pasquale.

Da Fundação Padre Anchieta