Economia: EMTU inicia suas compras no sistema de Bolsa Eletrônica de Compras

Objetivo é negociar melhor o preço dos bens adquiridos pela empresa

seg, 22/05/2006 - 8h20 | Do Portal do Governo

Por orientação do Governo do Estado, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP – aderiu recentemente ao sistema da Bolsa Eletrônica de Compras do Estado de São Paulo (BEC/SP) com o objetivo de melhor negociar o preço dos bens adquiridos pela empresa. Em razão da compra ser realizada por

meio eletrônico, a BEC permite a redução dos custos administrativos com a licitação e, conseqüentemente, dos preços pagos pelas unidades compradoras, além de agilizar o processo de aquisição dos materiais. Outra vantagem da BEC é a variedade de fornecedores que possibilita melhor negociação.

Pregão

Compras e contratações de bens de serviços comuns da EMTU/SP têm sido realizadas por intermédio de licitações na modalidade “Pregão”. Esta modalidade de licitação é utilizada para a aquisição de bens que atendem necessidades específicas da empresa, a exemplo de uniformes, computadores e componentes para construção das novas estações de embarque e desembarque da EMTU/SP. Na BEC os bens são comuns e possuem o mesmo padrão, como material escritório e de construção, por exemplo.

Neste ano, a EMTU/SP realizou nove pregões que envolveram a aquisição de suprimentos de informática, mobiliário, confecção de livros institucionais, serviços de motofrete e equipamentos audiovisuais. Neste último item a empresa conseguiu uma economia de 40,61%. Fazendo a relação do valor referencial com o da aquisição dos produtos e serviços, a empresa já economizou, em média, desde janeiro 23,83%.

Assessoria de Imprensa da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP