Ecologia: Secretaria do Meio Ambiente recupera pássaros capturados no Parque da Cantareira

Animais estavam em cativeiro em local perto do parque

qua, 22/11/2000 - 10h16 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente apreendeu nesta terça-feira, dia 21, pássaros encontrados em cativeiro em casas situadas na estrada do Cabuçu, vizinha ao Parque da Cantareira. Os fiscais do parque foram alertados por moradores e fizeram também a apreensão de 26 gaiolas, seis alçapões e mais uma gaiola com alçapão, armadilhas utilizadas para capturar os pássaros.

Foram apreendidas 26 aves: duas arapongas, oito coleirinhas, um tico-tico rei, quatro tias-bananeira, um pardão da serra, três picharros (trinca-ferros), cinco tico-ticos, um pixoxó e um bigodinho. Os pássaros foram soltos no próprio parque, mas as duas arapongas, uma tia-bananeira e um tico-tico não conseguiram voar e serão encaminhados para o centro de triagem da Fundação Florestal.

O Parque da Cantareira é a maior floresta nativa urbana do mundo. Com 7.916,52 hectares de área, abrangendo parte dos municípios de São Paulo, Caieiras, Mairiporã e Guarulhos. Por estar situado entre as serras do Mar, de Paranapiacaba e da Mantiqueira é um dos mais expressivos remanescentes da Mata Atlântica do Estado de São Paulo, abrigando inúmeros exemplares da fauna e da flora, entre os quais os pássaros apreendidos.

Para preservar a área, a Secretaria do Meio Ambiente tem intensificado a fiscalização e orientado os funcionários a realizar ações no sentido de impedir a prática de captura e comercialização de animais e pássaros que fazem da região o seu habitat.