E-Poupatempo recebe Declaração Simplificada de Imposto de Renda

Serviço está disponível em 4 postos fixos e 7 unidades móveis do Poupatempo Declaração Simplificada é para quem teve rendimento até R$ 20 mil no ano

qua, 12/04/2006 - 15h15 | Do Portal do Governo

Os cidadãos que precisam entregar a Declaração Simplificada de Imposto de Renda e não têm internet em casa ou no trabalho podem preencher e enviar o documento à Receita Federal nas unidades do Poupatempo que dispõem de e-poupatempo. O serviço gratuito pode ser encontrado em cinco unidades fixas e nas sete móveis.

Espaços destinados a quem procura por serviços públicos disponíveis na rede mundial, os e-poupatempo contam com computadores e acesso gratuito à internet, além de manterem monitores, que orientam os usuários na utilização do serviço on-line. “Os monitores ajudam a acessar o site, os links e até no preenchimento dos formulários”, explica o gerente do Poupatempo Santo Amaro, Ilídio San Martin Machado.

O posto de Santo Amaro realizou 71 atendimentos para entrega de Declaração Simplificada do IR entre os dias 1º e 8 deste mês, dos quais, 56 só no sábado, dia 8. “É importante que as pessoas evitem deixar a entrega do Imposto de Renda para os últimos dias. Além de formar filas, o sistema da Receita Federal tem muitos acessos e fica mais lento”, afirma Machado.

Ainda segundo o gerente, os horários mais tranqüilos para quem quer utilizar o e-poupatempo para a entrega do IR são no início da manhã, das 7 às 9 horas, e no fim da tarde, das 17 às 19 horas. Os dias de menor movimento são as quartas, quintas e sextas-feiras. Machado também alerta para os feriados dos próximos fins de semana. Os postos do Poupatempo não funcionarão nos dias 14, 15, 21 e 22 de abril. “É uma pena, porque tivemos nos dois primeiros sábados do mês uma parceria com a Universidade Santo Amaro, que colocou professores e alunos para auxiliar quem procurava por esse serviço e tirar dúvidas sobre o imposto de renda”, diz o gerente do posto Santo Amaro.

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda vai até o dia 28 de abril e a versão Simplificada pode ser feita por quem teve rendimento total de até R$ 20 mil no ano de 2005. Os documentos necessários são CPF, título de eleitor, comprovante de rendimentos e número do recibo da Declaração de IR do ano anterior (2004).

Os postos que dispõem de e-poupatempo são: Guarulhos, São Bernardo do Campo, Santo Amaro, Campinas Shopping, Ribeirão Preto e todas as sete unidades móveis. Entre os serviços oferecidos pelo e-poupatempo estão a emissão de atestados de antecedentes, boletins de ocorrência on-line, consulta de pontos na Carteira de Habilitação e entrega da declaração simplificada do Imposto de Renda, entre outros.

Veja o endereço e horário de atendimento dos postos que dispõem de e-poupatempo:

Santo Amaro

Rua Amador Bueno, 176 / 258 – São Paulo

Segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas; sábados, das 7 às 13 horas

São Bernardo Do Campo

Rua Nicolau Filizola, 100 – Centro – São Bernardo do Campo

Segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas; sábados, das 7 às 13 horas

Guarulhos

Rua José Campanella, 189 – Bairro Macedo – Guarulhos (antiga fábrica da Abaeté)

Segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas; sábados, das 7 às 13 horas

Ribeirão Preto

Novo Shopping Center – Av. Presidente Kennedy, 1.500 – Ribeirão Preto Segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas; sábados, das 9 às 15 horas

Campinas Shopping

Campinas Shopping – Rua Jacy Teixeira de Camargo, 940 – Campinas

Segunda a sexta-feira, das 10 às 20 horas; sábados, das 8 às 13 horas

Unidades Móveis

Na região metropolitana, das três unidades móveis, uma unidade atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas; nos sábados, das 8 às 13 horas. As outras duas, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas; nos sábados, das 9 às 13 horas. Informações sobre onde os caminhões estão estacionados podem ser obtidas no Disque Poupatempo ou no site do Poupatempo.

No interior, o horário de funcionamento das quatro unidades depende do município em que o atendimento é prestado. Nas cidades-sede (Sorocaba, Marília, Araçatuba e Registro), o atendimento é realizado de segunda a sábado, das 8 às 20 horas. 

Disque Poupatempo

Para mais informações sobre os serviços do Poupatempo e localização das unidades móveis, o Poupatempo conta com o telefone gratuito: 0800 772 36 33, que atende de segunda a sexta-feira, das 6 às 21 horas e aos sábados das 6 às 15 horas, ou no site http://www.poupatempo.sp.gov.br.

Cíntia Cury