Duas estações da CPTM ganham bancos preferenciais para pessoas obesas

Medida atende à Lei Estadual no 12.225, de 11 de janeiro de 2006

sáb, 29/03/2008 - 14h52 | Do Portal do Governo

As estações Autódromo e Jurubatuba foram as primeiras da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) a receber assentos preferenciais exclusivos para pessoas obesas. Os bancos estão instalados em ambas as estações, que fazem parte da Linha C-Esmeralda (Osasco – Autódromo).

A medida atende à Lei Estadual no 12.225, de 11 de janeiro de 2006, que determina a reserva de, no mínimo, duas poltronas especiais para pessoas obesas em transportes públicos, cinemas, teatros e casas de espetáculos.

Há dois assentos na Estação Autódromo e três na Jurubatuba, com a dimensão exigida por lei, para acomodar uma pessoa com índice de massa corpórea (IMC) igual ou superior a 40, segundo critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Uma placa acima dos bancos informa que o local está reservado para obesos.

Mais sete estações ganharão os bancos exclusivos até julho: USP Leste e Comendador Ermelino Matarazzo (inauguradas em janeiro), Interlagos, Grajaú, Jardim Helena, Itaim Paulista e Jardim Romano (todas em construção). No caso dos trens, dois bancos que servem aos usuários preferenciais também atenderão ao obeso.

No Metrô

Resolução da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, de maio de 2006, determinou que as empresas metroferroviárias têm até janeiro de 2011 para adaptarem as plataformas e o interior dos trens. O Metrô desenvolveu projeto para substituir os bancos dos seus 118 trens e instalar novos assentos em suas 55 estações. Nos trens, o vagão-líder e o último vagão terão um assento cada (dois por trem). Nas estações, haverá dois assentos em cada extremo da plataforma.

De acordo com o planejamento estratégico da companhia, os contratos para aquisição de bancos serão assinados em agosto. Prevê-se o início de instalação em dezembro e prazo de um ano para conclusão.

Da CPTM

(I.P.)