Duas equipes da Esalq-USP integram o Projeto Rondon 2009

Cada grupo é formado por dois professores e seis alunos

qui, 22/01/2009 - 12h04 | Do Portal do Governo

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP) participará com duas equipes do Projeto Rondon 2009. Cada grupo é formado por dois professores e seis alunos e participará de atividades no período de 23 de janeiro a 15 de fevereiro nas cidades de Fruta de Leite (MG) e Barro Alto (GO).

O Projeto Rondon foi criado em julho de 1967 e promove ações de cidadania, bem-estar, desenvolvimento local, sustentável e gestão pública. É uma iniciativa de integração social do Ministério da Defesa em colaboração com a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC).

Uma parte importante do trabalho é promover expedições voluntárias de universitários às comunidades carentes do País. Nas viagens cada equipe orienta o desenvolvimento da agricultura familiar e ajuda a elaborar projetos de infraestrutura municipal, em especial nas áreas de saneamento básico e de meio ambiente. Procura também capacitar professores para incentivar a prática da leitura e orientar ONGs para defender direitos de cidadania e organizar atividades solidárias.

A primeira equipe da Esalq-USP integrará 900 rondonistas da operação Centro-Norte, que atuará nos Estados do Amazonas, Goiás, Pará e Roraima. É coordenada pelos professores Jorge Kiehl (Ciências do Solo) e Marcos Bernardes (Produção Vegetal) e irá para Barro Alto (GO), cidade de 6 mil habitantes com carências em infraestrutura.

A partir dos conhecimentos repassados pelos alunos e professores da Esalq-USP, a proposta é aproveitar os recursos provenientes do processamento de níquel nas jazidas recém-descobertas no entorno do município.

Fruta de Leite – A segunda equipe de Piracicaba é coordenada pelas professoras Odaléia Queiroz (Economia) e Ana Maria de Meira (USP Recicla). Seguirá para Fruta de Leite (norte de Minas Gerais) em 24 de janeiro e permanecerá lá até 8 de fevereiro. A cidade fica na região do Vale do Jequitinhonha, uma das mais pobres do País.

Em Fruta de Leite, a ideia é atuar em questões de gestão pública na zona rural do município. Criar ações para favorecer o desenvolvimento sustentável na região, ou, mais especificamente, gerar renda para melhorar a qualidade de vida das comunidades, por meio do cooperativismo.

“A meta é capacitar produtores, agricultores, pecuaristas e a mão-de-obra ligada ao comércio de bens e serviços”, explica a professora Odaléia. E também orientar servidores públicos, vereadores e líderes comunitários em questões de habitação, saneamento, mobilidade urbana, destinação do lixo doméstico e hospitalar, coleta seletiva e reciclagem.

As ações darão continuidade ao trabalho iniciado em 2008 pela Esalq em Fruta de Leite. Na época foi elaborado um plano-piloto para criar um viveiro de mudas, a partir de solicitação da prefeitura local. O objetivo é recuperar áreas degradadas no entorno da cidade e propor ações que preservem os recursos hídricos e a diversidade biológica.

Caio Albuquerque – Da Esalq