Dossiê sobre desafios para a educação no século XXI tem apoio da Unesp

Doutoranda da Universidade Estadual Paulista auxilia na publicação desenvolvida em parceria com instituições finlandesas

qua, 18/07/2018 - 13h01 | Do Portal do Governo

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) participou, em parceria com instituições estrangeiras, da elaboração da publicação “O Dossiê Brasil – Finlândia: Educação para o Século XXI”.

Também estiveram presentes no trabalho profissionais das universidades finlandesas Häme University of Applied Science (HAMK) e Tampere University of Applied Science (TAMK). Vale destacar que o documento foi organizado pela doutoranda Sheylla Chediak, do Programa de Educação Escolar, da Unesp de Araraquara, pela professora Essi Ryymin (HAMK) e pelo professor José Luís Bizelli, editor da Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (RIAEE).

Neste mês, a RIAEE lançou uma edição especial em que abordou o projeto Teachers for the Future, criado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com as universidades finlandesas. A iniciativa, ao longo de três anos, envolveu 107 professores em programas de formação continuada.

É importante frisar que o dossiê proporciona espaço de debate sobre pesquisas e relatos de práticas pedagógicas dos dois países. A publicação está organizada em eixos temáticos: Comunidades de Aprendizagem na Educação; Inovação Curricular; Internacionalização da Educação; Aprendizagem Baseada em Projetos/Problemas (ABP); e Tecnologias educacionais com abordagens centradas no estudante.

Formação

O documento discute resultados do projeto Teachers for the Future, com a intenção de oferecer a professores brasileiros o programa finlandês de formação continuada com foco no desenvolvimento de competências.

“Ao todo, foram realizadas três ofertas, em 2014, 2015 e 2016, totalizando 107 professores participantes. Cada edição contou com duas etapas: a primeira foi um curso de formação realizado na Finlândia; e a segunda desenvolveu-se através de projeto aplicado no Brasil. Assim, dados foram gerados, merecendo essa sistematização mais atenta”, ressalta a professora e organizadora do dossiê Essi Ryymin, da Finlândia.

A doutoranda Sheylla Chediak, uma das professoras brasileiras participantes do programa, avalia que entre os temas abordados no curso estavam o ensino baseado em competências, abordagens centradas no estudante e aprendizagem para o mundo do trabalho.

“O dossiê traz reflexões sobre pesquisas e relatos de experiências de educadores brasileiros e finlandeses”, ressalta a docente. “É importante observar que tendências e inovações na Educação do Século XXI vêm se tornando cada vez mais globais, reflexo de tratados e acordos internacionais, de diretrizes determinadas por organismos multilaterais e da utilização de inovações tecnológicas digitais de informação e comunicação que promovem a quebra de fronteiras geográficas e temporais, favorecendo a disseminação de ideias e práticas pedagógicas”, acrescenta.

Para o professor José Bizelli, editor da revista, o documento consolida o desejo de internacionalização do veículo. “A discussão da educação para o nosso século vem ganhando a agenda nacional e internacional”, lembra.