Dose dupla de Luigi Pirandello no Teatro Sérgio Cardoso

Duas peças do dramaturgo italiano, inéditas no Brasil, estréiam este mês em SP

ter, 01/04/2008 - 21h05 | Do Portal do Governo

Duas peças do dramaturgo italiano, inéditas no Brasil, estréiam em abril no Teatro Sérgio Cardoso. As montagens são dos grupos Cias Linhas Aéreas e Atelier de Manufactura Suspeita, que obtiveram dois prêmios de apoio à cultura (PAC e Myriam Muniz).

Como você me quer: Conta a história de uma mulher sem nome, denominada “A Qualquer Uma”, que vive uma vida dupla, dividida entre sua existência de origem, como Elma, e a da Sra. Lúcia, desaparecida durante a II Guerra Mundial e procurada há dez anos pelo marido, Bruno. A trama conduz a uma reflexão sobre os dilemas da identidade, da realidade em relação às aparências e da relatividade da verdade – temas sempre presentes na obra de Pirandello. Uma das curiosidades do espetáculo é que todos os atores dividem o papel da personagem principal.

Cada um a seu modo: Nesse texto, que pertence à trilogia Teatro no Teatro (que inclui as peças “Seis Personagens à Procura de um Autor” e “Esta Noite se Representa de Improviso”), há uma troca de papéis entre espectadores, autor e atores. A peça narra uma história supostamente baseada em fatos verídicos, sobre o suicídio de um artista plástico que flagrou sua noiva na cama com seu futuro cunhado, um barão (na versão adaptada dos grupos, um diplomata português). Este último fica nervoso durante a encenação da peça – à qual ele supostamente assiste – por se reconhecer na história que está sendo contada.

A platéia assiste a um espetáculo dentro de outro. A vida real se confunde com a peça, como era a intenção inicial de Pirandello. Ao iluminar os segredos da ribalta, o dramaturgo revela os bastidores da criação teatral.

SERVIÇO

Como você me quer

De 3 a 13/4, quinta a sábado, às 21h e domingo, às 19h.

R$ 20 e meia-entraga

 

Cada um a seu modo

De 17 a 27/4, quinta a sábado, às 21h e domingo, às 19h.

R$ 20 e meia-entrada

Teatro Sérgio Cardoso

Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista. Tel: (11) 3288-0136.

 

Da Secretaria da Cultura

(I.P.)