Dose Certa ultrapassa os 60 milhões de medicamentos distribuídos

Os números representam um atendimento notoriamente reconhecido pela qualidade e eficiência

ter, 12/06/2007 - 11h27 | Do Portal do Governo

Criadas pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar o acesso da população do município de São Paulo aos medicamentos do Programa Dose Certa, as Farmácias Dose Certa ultrapassaram a marca de 60 milhões de unidades farmacêuticas distribuídas em pouco mais de 30 meses de funcionamento.

Essas estatísticas se somam a um atendimento notoriamente reconhecido pela qualidade e eficiência. Nas farmácias, localizadas em pontos estratégicos e de grande movimentação (metrô, trem, ônibus e hospitais), são distribuídos gratuitamente 41 tipos de produtos que cobrem as doenças com maior prevalência, tais como infecções, pressão alta e diabetes.

Os medicamentos mais procurados são: Captopril 25 mg comprimido, Ácido Acetilsalicílico 100 mg comprimido, Hidroclorotiazida 25 mg comprimido, Propranolol 40 mg comprimido e Metildopa 250 mg comprimido revestido.

Cada unidade conta com um farmacêutico e uma equipe de atendentes treinados para orientar os usuários. O fornecimento de medicamentos se dá apenas mediante apresentação de receita médica de serviços públicos de saúde com a data de validade e o princípio ativo do medicamento.

Todas as unidades fazem parte do Projeto Farmácias Notificadoras, iniciativa da ANVISA que tem como objetivo aumentar o número de informações qualificadas sobre as reações adversas e possíveis desvios da qualidade dos medicamentos.

As primeiras unidades inauguradas foram as das estações do Metrô Clínicas (a mais movimentada, com cerca de 4,2 mil receitas atendidas/mês), Ana Rosa, Saúde, Sé, Brás, Carrão, Itaquera, Barra Funda, Santana e Tucuruvi. Depois vieram as de Martins Fontes (ambulatório), Terminal Metropolitano de São Mateus (EMTU-SP), Santo Amaro, Piqueri, Perus e Guaianazes (CPTM), Pedreira, Sapopemba, Santa Marcelina (hospitais) e Vila Mariana (Metrô).

As farmácias são da Secretaria de Estado da Saúde e operacionalizadas pela Fundação para o Remédio Popular – FURP.

Da Secretaria da Saúde