Dose Certa recebe 97% de aprovação, aponta pesquisa

Farmácias instaladas pela Secretaria em estações de metrô e trem da capital têm usuários fiéis e satisfeitos

sex, 12/09/2008 - 12h05 | Do Portal do Governo

Pesquisa realizada pela Secretaria da Saúde aponta que as Farmácias Dose Certa, instaladas em estações de trem, metrô e centros de saúde na capital paulista, tem aprovação de 97% dos usuários. O projeto, que completa quatro anos neste sábado, 13, tem como objetivo facilitar o acesso da população aos medicamentos em 21 unidades situadas em locais de grande movimento na cidade de São Paulo.

Foram ouvidos 396 pacientes durante o último mês de agosto, dos quais 384 consideraram o atendimento nas Farmácias Dose Certa como ótimo ou bom. Do total de entrevistados, 82,1% avaliaram o horário de funcionamento (segunda a sexta, das 8h às 17h), como adequado às suas necessidades.

Além da satisfação, a pesquisa mostrou que a maioria dos usuários é “fiel” ao serviço: 56,8% disseram que retiram remédios mensalmente ou mais de uma vez por mês nessas unidades. E 88,9% informaram que receberam orientações adequadas dos farmacêuticos sobre como utilizar corretamente os medicamentos.

“O fácil acesso é o principal motivo para o sucesso das Farmácias Dose Certa, que distribuem gratuitamente os tipos de medicamentos mais utilizados pela população e realizam um atendimento de qualidade”, afirma Ricardo Oliva, superintendente da Furp (Fundação para o Remédio Popular), laboratório da Secretaria responsável pelas farmácias.

A facilidade de acesso é revelada na pesquisa. Cerca de 50% dos usuários disseram morar ou trabalhar próximos às unidades, e 25,4% informaram que as farmácias ficam no caminho pelo qual passam rotineiramente.

Em quatro anos as Farmácias Dose Certa dispensaram cerca de 95 milhões de unidades farmacêuticas, atendendo a 1,5 milhão de receitas. Dos 65 itens que compõem o elenco de medicamentos, os mais procurados são aqueles usados para o tratamento de hipertensão, além de antitérmicos e antiinflamatórios.

Desde 2007 também estão disponíveis nas farmácias anticoncepcionais, incluindo a Pílula do Dia do Seguinte, e medicamentos de saúde mental. Para retirar os produtos basta ter receita emitida por qualquer unidade pública de saúde, dentro do prazo de validade. Cada uma das farmácias conta com um farmacêutico responsável e quatro auxiliares que são responsáveis por atender e orientar os usuários do SUS.

Unidades da Farmácia Dose Certa

Estações do Metrô

– BARRA FUNDA
– CLÍNICAS
– SAÚDE
– SANTANA
– TUCURUVI
– VILA MARIANA
– ANA ROSA
– BRÁS
– ITAQUERA
– CARRÃO
– SÉ

Estações CPTM

– GUAIANAZES
– PERUS
– PIQUERI
– SANTO AMARO

Terminal EMTU

– TERMINAL SÃO MATEUS

Hospitais e Ambulatórios

– HOSPITAL GERAL SANTA MARCELINA DO ITAIM PAULISTA – Rua Salvador Balbino de Matos, 400B.
– HOSPITAL ESTADUAL DE SAPOPEMBA – Rua Manoel França dos Santos, 174.
– HOSPITAL GERAL DE PEDREIRA – Rua João Francisco de Moura, 251.
– AMBULATÓRIO DE ESPECIALIDADES DR. GERALDO BOURROUL – Rua Martins Fontes, 280

Da Secretaria de Estado da Saúde