Dose Certa: mil cartelas de anticoncepcionais são distribuídas em um dia

Balanço mostra atendimento no primeiro dia de novo projeto da Secretaria Estadual da Saúde

qua, 11/07/2007 - 19h54 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Saúde finalizou balanço do primeiro dia da distribuição gratuita de anticoncepcionais em estações de metrô, trem e ônibus, além de unidades de saúde. Das 8h às 17h, 330 mulheres pegaram cartelas com anticoncepcionais. Como cada pessoa retira três cartelas, suficientes para três meses, foram cerca de 1000 cartelas entregues à população.

A procura superou a expectativa da Secretaria. Estudo da pasta mostra que por mês serão distribuídas 3.500 cartelas – 160 por dia. Com as 1.000 de hoje a procura foi seis vezes maior. A procura se concentrou na parte da manhã, nas farmácias mais periféricas.

“O balanço foi positivo. Mostra que as mulheres aprovaram o projeto. Não houve filas mesmo com a grande procura, proporcionada principalmente pela ampla divulgação na mídia”, afirma o Secretário Estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A distribuição de anticoncepcionais nas 20 farmácias Dose Certa (nas estações de metrô, trem e ônibus e unidades de saúde) faz parte de programa de Saúde da Mulher lançado em março deste ano. Para retirar os anticoncepcionais basta apresentar receita médica da rede pública. É extremamente importante que a pessoa tenha receita com os princípios ativos da pílula a ser distribuída: etinilestradiol 0,03 mg e levonorgestrel 0,15 mg. Apenas com estes dois nomes será possível retirar o anticoncepcional.

“Estamos ampliando o acesso das mulheres a métodos anticoncepcionais, sempre com distribuição gratuita. É uma escolha importante que a mulher precisa ter”, diz Barradas Barata.

Além do anticoncepcional, a Secretaria prepara para agosto a distribuição de Pílulas do Dia Seguinte nas Farmácias Dose Certa, sempre com receita médica e gratuitamente. Assim que retirar as Pílulas do Dia Seguinte a mulher receberá preservativos e orientação.

As Farmácias Dose Certa são um auxílio do governo do Estado à distribuição de remédios na Capital. Oferecem todos os 41 do programa Dose Certa, que cobrem 80% das doenças mais comuns. Estão localizadas em locais de fácil acesso, por onde circulam diariamente milhões de pessoas. Algumas estão internamente nas estações, outras para fora da catraca, visando auxiliar quem já circula, ou não, pelo transporte público.

 

Unidades da Farmácia Dose Certa

Estações de Metrô:

Ana Rosa – Rua Domingos de Moraes, 505

Barra Funda – Rua Bento Teobaldo Ferraz, s/n

Brás – Rua Domingos Paiva, S/Nº

Carrão – Av. Alcântara Machado, S/Nº

Clínicas – Av. Dr. Arnaldo, 555

Itaquera – Av. Projetada, 1900

Santana – Av. Cruzeiro do Sul, 3173

Saúde – Av. Jabaquara, 1634

Sé – Praça da Sé, S/N

Tucuruvi – Dr. Antônio Maria de Laet, 100

Vila Mariana – Av. Prof. Noé Azevedo,106

Estações da CPTM:

Santo Amaro – Av. Nações Unidas, S/Nº Jardim Promissão

Guaianases – Av. Salvador Gianetti, S/Nº 

Piqueri – Rua José Peres Campelo, S/Nº 

Perus – Av. Dr. Silvio de Campos, S/Nº 

Terminal da EMTU:

São Mateus – Av. Adélia Chohfi, 100 – Jardim Vera Cruz

Hospitais:

Hospital Geral do Itaim Paulista

Rua Salvador Balbino de Matos, 400 B – Itaim Paulista Hospital Estadual de Sapopemba

Rua Manoel França dos Santos, 174 – Jardim Sapopemba

Ambulatório de Especialidades “Dr. Geraldo Paulo Bourroul”

Rua Martins Fontes, 208 – Centro Hospital Geral de Pedreira

Rua João Francisco de Moura, 251 – Vila Campo Grande

 

Leia também:

Anticoncepcional gratuito é uma das ações do Programa Saúde da Mulher

 

Secretaria Estadual da Saúde