Dor de cabeça acomete 72,8% dos jovens

Pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto mostra que mulheres são as que mais sofrem com o problema

seg, 02/04/2012 - 9h40 | Do Portal do Governo

De acordo com um estudo realizado com 415 jovens de 15 anos em média, 72,8% têm dor de cabeça ocasionalmente. A tese do médico Luiz Eduardo Vieira Grassi, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, mostra ainda que a maior ocorrência de cefaleia ocorre entre mulheres, usuários de aparelhos ortodônticos e consumidores de bebidas alcoólicas.

As meninas foram 2,3 vezes mais afetadas que os meninos. “Isso se deve à influência hormonal. Os jovens participantes da minha pesquisa estavam justamente nesse período de mudanças hormonais”, conta Grassi.

Dos pesquisados, 21,6% usavam o aparelho, e 13,59% desses relataram cefaleia. Dos estudantes que declararam usar bebida alcoólica (21,8%), 83,3%, relataram dor de cabeça. “Há um risco duas vezes maior para a presença de cafaleia entre os que ingerem bebidas alcoólicas”, diz o pesquisador. Ele acrescenta que o álcool é conhecido como deflagrador das cefaleias, especialmente o vinho tinto.

O trabalho também aponta que aparentemente não há correlação entre dor de cabeça e horas de sono, uso de óculos, prática regular de exercícios, horas semanais gastas em TV, internet e videogame, nem com as notas escolares. Vários outros critérios também foram levados em conta, como cor da pele, doenças crônicas referidas e índice de massa corporal (IMC). “A obesidade é descrita pela literatura como um fator importante na relação com a cefaleia. Uma possível explicação para os resultados do estudo é que poucos estudantes analisados eram obesos”, conta Grassi.

Do Portal do Governo do Estado