Domingo no Memorial tem Papai-Noel a atrações gratuitas para a criançada

No final, grupo de chorinho interpreta arranjos para obras de Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim e Pixinguinha

qui, 13/12/2007 - 10h08 | Do Portal do Governo

Quem quiser passar horas agradáveis com a família está convidado para o Domingo no Memorial, dia 16, quando haverá inúmeras atividades. Para as crianças, jogos, brinquedos, mímicas, números circenses. E para os pais, exposição de carros antigos, show de chorinho, além de dança de salão e tai chi chuan. Tudo gratuito. É a segunda edição desse evento no Memorial da América Latina, na capital, num local de fácil acesso, ao lado da Estação Barra Funda do Metrô e das linhas A e B da CPTM. Começa às 9 e vai até as 14 horas.

A maior atração do dia será a chegada de Papai-Noel e a inauguração de uma árvore natalina de 10 metrosde altura, montada com garrafas de plásticos PET e outros materiais reciclados. Os organizadores asseguram que o bom velhinho trará surpresas e presentes para a garotada. As atividades serão todas realizadas na Praça Cívica do Memorial, onde está instalada a famosa estátua da mão espalmada, e nos prédios ao redor. 

Atividades

O Espaço Criança abrigará oficinas de maquiagem, origami, desenho, escultura com bexigas e contadores de histórias. No Espaço Parceirosem Ação, equipes da CET, Sabesp, Sutaco e do Corpo de Bombeiros demonstrarão suas ações educativas e de cidadania, promovendo gincanas e apresentação de teatro de fantoches. Já as oficinas de danças de rua e de salão irão desinibir e exercitar o público. 

Para despertar a criatividade e o lado lúdico das crianças, haverá atividades voltadas à confecção de brinquedos, jogos e instrumentos musicais, a partir de materiais descartáveis. Já os mímicos utilizam formas de contar histórias com harmonia e irreverência.

No Tai Chi Chuan, o importante é mostrar movimentos circulares e exercícios respiratórios, que proporcionam alongamento do corpo, ativação da circulação sangüínea e relaxamento dos músculos.

Na exposição de automóveis antigos, o visitante verá verdadeiras relíquias sobre rodas, testemunhas da história que revelam criatividade, capacidade de zelo e preservação. As pessoas se surpreenderão com fordinhos do início do século 20, Chevrolet dos anos 40, fusquinhas, Karmann-Ghia, Aero Willys e outras raridades. 

Muito choro

Para fechar o Domingo no Memorial, o chorinho tomará conta da praça com o grupo Instrumentrio, que sobe ao palco ao meio-dia. No repertório, o melhor dos grandes chorões brasileiros – Pixinguinha, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim, Cartola, entre outros mestres. Os três músicos executam adaptações próprias para cordas (violão, cavaquinho e bandolim) e percussão. 

Na primeira edição do Domingo no Memorial, dia 25 de novembro, compareceram mais de 5 mil pessoas. A intenção da diretoria do Memorial da América Latina é realizar o evento uma vez por mês.

SERVIÇO

Domingo no Memorial

Dia 16, das 9 às 14 horas

Entrada franca

Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 –

Barra Funda – São Paulo – SP 

Telefone 3823-4600

Site www.memorial.sp.gov.br

 

Do Memorial da América Latina

(I.P.)