“Domingo no Memorial – Especial de Natal” terá Papai Noel e atividades gratuitas

Evento, que começa às 10h, vai até às 15h

dom, 21/12/2008 - 8h45 | Do Portal do Governo

A Fundação Memorial da América Latina promove neste domingo, 21, a terceira edição do projeto Domingo no Memorial, com o patrocínio da Nossa Caixa. Das 10 às 15 horas, serão ministradas atividades  gratuitas para todas idades. Um dos destaques é o Especial de Natal, com a inauguração de uma árvore natalina de e a chegada de Papai Noel & a Trupe Natalina. 

A animação musical também fará parte da festa e, das 10h00 às 13h00, o público poderá apreciar as apresentação dos corais do Banco Nossa Caixa, sob a batuta de Marcos Leite, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, com regência de David Wesley e  Mestras Cantoras, que tem como regente, Renato Lopes. No repertório, canções natalinas. 

13h00 – Chegada de Papai Noel & Troupe Natalina

A chegada de Papai Noel & Trupe Natalina está prevista para às 13h00, e será precedida de um cortejo formado por uma troupe de cerca de 30 jovens vestidos de papais noéis, mamães noéis, gnomos, pernas de pau, dançando e promovendo a alegria e a confraternização. Papai Noel recepcionará a todas as crianças/jovens em tenda aberta e fará uma surpresa aos que falarem com ele e demonstrarem terem tido um bom comportamento ao longo do ano. 

Na programação, oficinas de lazer e de cultura como jogos e brinquedos, dança de salão, fantoches em tecido, dança de rua, instrumentos musicais alternativos, além de atividades de entretenimento como recreação circense e maquiagem artística, entre outras. 

A garotada poderá ser divertir a valer no  Espaço Criança, com contador de histórias, teatro de fantoches e áreas para atividades diversas com as mãos: desenho, jogos, etc. Também haverá um Parque Lúdico com cama elástica, tobogã, parede de escalada e pula-pula, entre outros. Todos acompanhados de monitores.

Outra opção é  oficina de Instrumentos Alternativos, ministrada por Tato de Oliveira, as crianças irão aprender a confeccionar instrumentos musicais de sopro, a partir de bexigas e canos de PVC. O orientador Carlos Gomes, de Jogos e Brincadeiras, ensinará como fazer instrumentos de percussão.  

Praça Cívica, abrindo o Especial de Natal, será inaugurada uma árvore natalina feita com garrafas PET e outros materiais reciclados, assinada pelo eco-educador Carlos Gomes. O público, em especial as crianças e jovens,  será convidado a participar da criação dos enfeites e demais adereços feitos a partir de materiais reciclados que comporão uma árvore de natal de 2 metros que será instalada nas dependências do Memorial. 

No Espaço Parceiros em Ação   Atividade desenvolvidas em parceira com a CET, Corpo de Bombeiro. Polícia Militar Ambiental que demonstrarão suas ações educativas e de cidadania, promovendo gincanas, apresentação de teatro de fantoches, entre outros. 

Testes de glicemia e informativos sobre diabetes juvenil, em parceria com a Associação de Diabetes Juvenil, serão realizados no Espaço Saúde. 

Completam a programação outras atividades de lazer e cultura como dança de rua, dança de salão, além de jogos e brincadeiras, shows e exposições, voltadas para crianças, jovens, adultos e pessoas da terceira idade. Para participar basta comparecer ao local.  

Domingo no Memorial tem como foco a experimentação e o contato com as mais diversas linguagens e técnicas recreativas. Será realizado de outubro a dezembro deste ano e pretende beneficiar 60 mil pessoas. “O objetivo é levar cultura  e lazer gratuita para a população. Estimulando as relações interpessoais e coletivas em lugar do individualismo”, finaliza Fernando Leça, Presidente da Fundação Memorial da América Latina. 

PROGRAMAÇÃO: 

Praça Cívica 

Adereços de Natal

O público, em especial as crianças e jovens,  será convidado a participar da criação dos enfeites e demais adereços feitos a partir de materiais reciclados que comporão uma árvore de natal de 2 metros que será instalada nas dependências do Memorial. 

Jogos e Brinquedos são ministradas lições e práticas voltadas à confecção de brinquedos, jogos e instrumentos musicais, entre outros, a partir do uso de materiais descartáveis. A idéia é despertar para a conscientização, além de trabalhar com o lúdico. Oficina será ministrada por Carlos Gomes 

Instrumentos Alternativos – Usando sobras de bexigas e tubos de PVC, são construídos instrumentos musicais de sopro. Oficina será ministrada por Tato de Oliveira. 

Fantoches em Tecido – Usando sobras de tecidos e imaginação, são construídos fantoches, permitindo a criação de brincadeiras, estórias e a interação, além de promover a conscientização. Oficina será ministrada por Fernanda Castanho.

Recreação Circense – A oficina oferece exercícios de aquecimento e experimentação para desenvolver a expressão corporal. Oficina coordenada por Rosangela Mattos.

Dança de Rua – A  modalidade têm o  objetivo de desinibir e exercitar o público. Os resultados são instantâneos e os participantes poderão desenvolver coreografias através dos ritmos trabalhados. Com técnicas de dança de rua, a oficina estimula a interação e a cidadania, além de ensinar novas formas de movimentação e harmonia entre o corpo e o espaço. Oficina com Dudu Matos. 

Dança de Salão – Com o objetivo de desinibir e exercitar, os resultados são instantâneos e os participantes desenvolvem coreografias através dos ritmos trabalhados. Oficina ministrada por Matheus Leisnoch. 

Maquiagem Artística e Escultura com Balões

Parque Lúdico – A criançada vai se divertir a valer  nos brinquedos:  cama elástica, tobogã, pula-pula, parede de escalada, entre outros. 

No Espaço Criança haverá oficinas de maquiagem, desenho, escultura com bexigas e contador de histórias. 

No Espaço Parceiros em Ação – Atividade desenvolvidas em parceira com a CET, Corpo de Bombeiro. Polícia Militar Ambiental que demonstrarão suas ações educativas e de cidadania, promovendo gincanas, apresentação de teatro de fantoches, entre outros. 

Espaço Saúde – testes de glicemia e informativos sobre diabetes juvenil, em parceria com a Associação de Diabetes Juvenil.

Biblioteca

Contação de Histórias – O público é levado a um mergulho pelo mundo mágico das estórias. Com  Claudio Oliveira.

Teatro de Fantoches – o mundo mágico das estórias se junta ao reino dos bonecos – Com o Grupo Capuchinho.

Mãos & Obras – através das artes plásticas, noções de pintura e artes são ministradas.

SERVIÇO:

Domingo no Memorial
Praça Cívica: Portão 05 (ao lado do Metrô Barra Funda) 21/12, domingo, das 10h às 15h.
Entrada franca

Do Memorial da América Latina

(C.C.)