Domingo no Memorial começa dia 25 com oficinas de lazer

Confira a programação completa

sex, 23/11/2007 - 15h39 | Do Portal do Governo

As manhãs de domingo ganharão um colorido especial com o projeto Domingo no Memorial, realizado na área externa do Memorial da América Latina. Voltada para crianças, jovens, adultos e pessoas da terceira idade, a iniciativa promove inúmeras atividades gratuitas, como oficinas de lazer e ulturais, exposições, shows e exibição de filmes.  Com patrocínio da Nossa Caixa, o ponta pé inicial será dado no domingo, 25, com ações das 9 às 14 horas.

Na programação, oficinas de lazer e cultura como recreação circense, dança de rua, dança de salão, tai chi chuan, mímica, além de jogos e brincadeiras. Um dos destaques é o Espaço Criança, com oficinas de maquiagem, desenho, escultura com bexigas, contador de histórias, além de origami. Outro é o Espaço Parceiros em Ação, onde a CET, a Sabesp e o Corpo de Bombeiros demonstrarão suas ações educativas e de cidadania, promovendo gincanas, apresentação de teatro de fantoches, entre outros.

Há também uma Exposição de Carros Antigos, promovida pela Federação Paulista de Carros Antigos e uma Exposição de Ônibus Antigos, promovida pelo Primeiro Clube do Ônibus Antigo Brasileiro.

A animação musical também faz parte da festa e o chorinho toma conta da praça com o grupo Instrumentrio, que sobe ao palco ao meio-dia. No repertório, o melhor do chorinho brasileiro, com músicas de Pixiguinha, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim e Cartola entre outros mestres. Para participar basta comparecer ao local.

Domingo no Memorial tem como foco a experimentação e o contato com as mais diversas linguagens e técnicas, na tentativa de desenvolver a capacidade de interferir e interagir, estimulando as relações interpessoais e coletivas em lugar do individualismo. A primeira fase será realizada em novembro e dezembro deste ano e pretende beneficiar 20 mil pessoas.

Porgramação:

Praça Cívica

Oficinas de Dança de Rua e de Dança de Salão: as modalidades têm o objetivo de desinibir e exercitar o público. Os resultados são instantâneos e os participantes poderão desenvolver coreografias através dos ritmos trabalhados.

Jogos e Brincadeiras: são ministradas lições e práticas voltadas à confecção de brinquedos, jogos e instrumentos musicais, entre outros, a partir do uso de materiais descartáveis. A idéia é despertar para a conscientização, além de trabalhar com o lúdico.

Tai Chi Chuan: Por meio de movimentos circulares, concomitantes com exercícios respiratórios, a atividade busca proporcionar aos participantes o alongamento do corpo e a ativação da circulação sangüínea, relaxando os músculos e proporcionando melhor qualidade de vida.

Mímica & Performances: A mímica é um delicioso jeito de contar histórias utilizando elementos que preenchem a cena com harmonia e irreverência e esse universo será explorado nessa oficina.

Exposição de Carros Antigos: Os carros antigos não são somente relíquias: são testemunhas da história, revelando a criatividade e imaginação do homem e a capacidade de zelo e preservação. A exposição permitirá resgatar o passado e encorajar a inovação.

Animação Musical: com o grupo de chorinho Instrumentrio, com músicas de Pixiguinha, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim e Cartola entre outros mestres, proporcionará o contato com as diversas formas de manifestações musicais de raiz da cultura brasileira e da América Latina, formando platéias jovens, principalmente abrindo espaço para apresentação de grupos de chorinho, de viola caipira, entre outras.

Espaço Parceiros em Ação – Sabesp/Corpo de Bombeiros: com jogos educativos ministrados pela Sabesp, o público poderá interagir e se conscientizar sobre as questões relativas à preservação da água. Em espaço distinto, o Corpo de Bombeiros trará um dos seus veículos, demonstrando as atividades de cidadania feitas pela corporação.

Salão de Atos

Espaço Criança: com atividades voltadas exclusivamente para crianças e pré-adolescentes, terá oficinas de maquiagem, desenho, escultura com bexigas, contador de histórias, além de origami.

Biblioteca

Espaço Parceiros em Ação – CET: atividades de jogos da memória, gincana e teatro de fantoches serão desenvolvidas pela CET, estimulando os participantes a atitudes mais seguras e solidárias no trânsito, de modo lúdico.

Praça das Sombras

Exposição de Ônibus Antigos – em parceria com o Primeiro Clube do Ônibus Antigo Brasileiro, serão exibidos exemplares de veículos de transporte coletivo que fizeram história pelas estradas do Brasil e pelas ruas de nossas cidades. O evento apresentará também réplicas artesanais e miniaturas, desenhos manuais e digitais, revistas, álbuns de fotos, que compõem um grande acervo dos aficionados.

Serviço:

Domingo no Memorial

Dia 25/11, domingo, das 9h às 14h. Entrada franca

Praça Cívica: Portão 01 (ao lado do Metrô Barra Funda)

Fundação Memorial da América Latina

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo – SP

Do Memorial da América Latina