Dois trens modernizados entram em operação na Linha F da CPTM

As duas composições juntas tem capacidade para 4.200 passageiros por viagem

ter, 24/07/2007 - 16h29 | Do Portal do Governo

O Secretário José Luiz Portella, dos Transportes Metropolitanos, entregou nesta terça-feira, 24, mais dois trens modernizados para a Linha F (Brás-Calmon Viana) que beneficiarão, diretamente, os cerca de 137 mil usuários que utilizam o trecho nos dias úteis.  As duas composições juntas tem capacidade para 4.200 passageiros por viagem.

“Até o final de 2007 entregaremos 15 trens”, confirmou Portella à imprensa, durante evento realizado na Estação Brás, de onde partem e chegam as composições da Linha F. Ele também reafirmou o compromisso de priorizar as obras de modernização desse importante trecho operacional de 38,8 km da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), acompanhado do presidente da empresa, Álvaro Armond.  “Serão mais três novas estações, além da reforma estrutural de outras duas, a modernização de sistemas como via permanente, sinalização, telecomunicações e rede aérea, dentro de um projeto que reduzirá intervalos de 11 para 6 minutos entre trens”, sintetizou o Secretário ao falar da iniciativa.

Revitalização

As composições entregues nesta terça-feira receberem uma série de intervenções para melhorar as condições de conforto e confiabilidade, bem como seu aspecto visual. Foram realizadas a recuperação e revisão geral de diversos equipamentos e componentes: os carros ficaram como novos, porém mantendo as características originais de fabricação.

Os trens receberam pintura nas partes externas e internas dos carros, substituição dos bancos e janelas e a instalação de um novo piso, com revestimento de borracha. As portas ganharam sistema mecânico/pneumático e travamento, impedindo a sua abertura indevida. Além disso, foram incluídos itens de acessibilidade como estribos para diminuir o vão entre o trem e a plataforma e implantação de  sinal luminoso indicativo de abertura e fechamento de portas para pessoas com deficiência auditiva.

Os serviços incluem a modernização do manipulador de tração e frenagem, que agora é um componente único, facilitando a operação do maquinista. Os sistemas de freio, os motores de tração, alternadores e circuitos auxiliares passaram por uma completa revisão geral, incluindo a troca de componentes.

O trem conta, ainda, com um novo registrador de eventos, uma espécie de “caixa preta”. Também houve a instalação de um dispositivo de lubrificação dos frisos das rodas para diminuir o desgaste destas e dos trilhos. As intervenções foram realizadas pelo consórcio Novo Trem.

Frota mais moderna

Esta ação está inserida no plano de modernização de 45 trens, para as seis linhas da CPTM, orçado em R$ 374 milhões, com entrega das composições concluída até 2010.

Juntamente com outros projetos de revitalização da malha, as intervenções na frota têm como principal objetivo possibilitar a redução dos intervalos. Na Linha F, por exemplo, dos atuais 11 para 6 minutos, proporcionando mais conforto, confiabilidade e regularidade na prestação de serviços aos usuários. A meta da CPTM é passar da atual marca de 1,5 milhão de passageiros transportados por dia para 3 milhões até 2010.

Da  CPTM