Dois laboratórios do Ipem são aprovados em auditoria do Inmetro

A avaliação abrangeu todos os procedimentos da norma ISO 17025

sáb, 22/09/2007 - 12h00 | Do Portal do Governo

Os laboratórios de medição de massa e de pressão do Centro Tecnológico do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) foram aprovados em recente auditoria do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). A avaliação abrangeu todos os procedimentos da norma ISO 17025 – que habilita laboratórios de metrologia a exercer suas atividades – e também a competência dos técnicos do Ipem-SP, da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania.

A partir desse resultado, confirmou-se a acreditação dos dois laboratórios na Rede Brasileira de Calibração (RBC). O responsável pelo Centro Tecnológico, Márcio de Moraes, diz que existem projetos para, em curto prazo, estender a acreditação aos laboratórios de temperatura e de volume.

O diretor-adjunto da Diretoria de Metrologia e Qualidade, Flávio Floret, ressalta a importância de o Ipem-SP conservar a acreditação na RBC: “Isso significa o reconhecimento nacional e até internacional da competência para os trabalhos executados e, principalmente, a aptidão dos técnicos envolvidos e dos serviços oferecidos para metrologia científica”.

Serviços

Essa é a sexta auditoria anual pela qual passou o laboratório de massa, acreditado pelo Inmetro desde 2001. Alguns dos serviços prestados são a calibração de massas, geralmente pesos-padrão utilizados na indústria, de até 5 mil quilos, e calibração de balanças sem limite de capacidade nominal.

O laboratório de pressão é acreditado desde 2004 na calibração de manômetros, vacuômetros e manovacuômetros analógicos e digitais (instrumentos para medir pressões). Todos os técnicos que realizam esses trabalhos possuem cursos de aperfeiçoamento no Inmetro. Durante a auditoria são avaliados conhecimentos específicos da área, domínio do software utilizado nas calibrações e conhecimentos matemáticos, entre outros.

SERVIÇO

No site www.ipem.sp.gov.br, podem ser obtidas informações sobre a legislação metrológica e da qualidade vigentes no País, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e detalhes sobre as ações diárias do Ipem-SP.

Do Ipem-SP

(I.P.)