Dois alunos de Etecs ganham bolsas de estudo em universidade da Espanha

Estudantes foram selecionados pelo Programa Universidade para Todos

dom, 11/04/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

Dois estudantes formados em Escolas Técnicas (Etecs) estaduais estão entre os dez selecionados pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) para estudar na Universidade de Salamanca, na Espanha. Rubens Lima, que cursou o Ensino Médio na Etec Guaracy Silveira, em São Paulo, foi aprovado para Engenharia Química. Tâmira Gressoni concluiu o Ensino Médio e o técnico em Administração na Etec Bento Quirino, em Campinas, e vai fazer Comunicação Social.

O bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – pontuação acima de 700 – foi critério decisivo para seleção dos estudantes, além do perfil socioeconômico compatível com as exigências do processo seletivo. Os dois são os únicos representantes do Estado de São Paulo entre os aprovados – os demais são de Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais (dois), Paraná (três).

“Estudar no exterior é uma chance que poucos têm no Brasil, que amplia as oportunidades no mercado de trabalho”, disse Rubens. Para Tâmira, “esta é a oportunidade de conhecer uma cultura diferente, além de aprender um novo idioma”.

Os estudantes, que embarcam para a Espanha nesta segunda-feira, 12, serão mantidos por meio de bolsas de estudo oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Do Centro Paula Souza