#DoeParaCulturaSP: um dia para incentivar a cultura do Estado

Organizações buscam reforçar as atividades culturais por meio de doações

seg, 28/11/2016 - 17h37 | Do Portal do Governo

As Organizações Sociais (OSs) administram museus, bibliotecas, corpos artísticos, escolas de arte, entre outros espaços e programas culturais. Essas OSs incentivam o Dia de Doar 2016, que este ano acontece no dia 29 de novembro. A campanha dará início a uma série de iniciativas para arrecadar doações de pessoas físicas e jurídicas para ações na área de cultura.

A Campanha Dia de Doar organizada no Brasil desde 2013 pela Associação Brasileira dos Captadores de Recursos (ABCR), é inspirada na Giving Tuesday (“Terça-feira de Doar”) norte-americana e tem por objetivo principal estimular a cultura de doação, prática recorrente em diversos outros países.

As OSs parceiras da Secretaria da Cultura participam de uma versão cultural do evento chamado #DoeParaCulturaSP, assim, chamam a atenção do público para a necessidade de apoiar programas culturais. As ações da campanha se desenvolverão nas redes sociais e nos próprios espaços culturais, disseminando informações sobre as possíveis formas de contribuição, como doações diretas ou via leis de incentivo à cultura (mesmo para pessoas físicas), voluntariado, programas de patronato e de sócios, patrocínios, entre outros.

Em muitos casos, é possível fazer a doação online, pelos sites das instituições, sem burocracia. Todas as informações estão disponíveis no site www.doeparacultura.org.br,desenvolvido pela Associação Brasileira das Organizações Sociais de Cultura (ABRAOSC), também parceira da iniciativa.

Ainda bastante tímida no Brasil, a cultura de doar é bastante difundida no exterior, onde grandes empreendimentos culturais, como museus e orquestras contam com as doações da sociedade civil para se manter, mesmo quando recebem também verbas governamentais.

A campanha pode ser visualizada nas redes sociais também pela hashtag #DoeParaCulturaSP.

Do Portal do Governo do Estado