Doenças de outono atacam principalmente crianças e idosos

Gripes e até problemas mais graves, como pneumonia, aumentam nesta época do ano

ter, 14/04/2015 - 10h15 | Do Portal do Governo

O Hospital Geral de Pirajussara, unidade da Secretaria da Saúde gerenciada em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), faz um alerta sobre as doenças de outono, comuns com a diminuição de temperatura nesta época do ano. 

Entre os problemas mais frequentes deste período estão as rinossinusites, otites, gripes e resfriados, além de problemas respiratórios, como asma, bronquite e pneumonia.

A combinação de temperaturas baixas, ambiente fechado devido ao frio e a pouca umidade do ar propicia maior concentração de poluentes na atmosfera, o que se torna um terreno fértil para a propagação das doenças.

A principal recomendação para prevenir as doenças típicas do outono é manter boa alimentação e beber bastante líquido. Quanto mais saudável e hidratada a pessoa estiver, menor a chance de adoecer. Outra dica é evitar lugares mal ventilados, com grande aglomeração de pessoas.

Todas estas doenças, mesmo em sua forma mais leve, podem trazer transtornos que vão desde simples obstrução nasal até dor, febre e mal estar geral.

Tratamento

É preciso estar atento também ao tratamento adequado, uma vez que a automedicação nunca é recomendável – pode até agravar o problema ou gerar outra doença. É recomendável procurar avaliação médica, principalmente para a faixa etária de risco, como crianças abaixo de seis meses de idade e idosos.

Do Portal do Governo do Estado