Documentário sobre a Laje de Santos estreia nesta terça no MIS

O Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, tido como santuário ecológico, tem suas histórias registradas por Raquel Pellegrini

seg, 14/05/2012 - 16h40 | Do Portal do Governo

 

Estreia nesta terça-feira, 15, o primeiro documentário sobre um dos principais pontos de mergulho do país. Com apoio do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (ProAc), o filme “Laje dos Sonhos” terá sua primeira sessão aberta às 20h30, no Museu da Imagem e do Som (MIS), com entrada gratuita.

O documentário apresenta a única área de conservação marinha do Estado de São Paulo, o Parque Estadual Marinho da Laje de Santos (PEMLS). O filme é o resultado de 22 dias de gravações realizadas entre janeiro e fevereiro deste ano. Em “Laje dos Sonhos”, a diretora Raquel Pellegrini retrata a interação do homem com o PEMLS e resgata interessantes histórias: “um dos personagens principais do documentário é o mergulhador Clóvis Benno de Carvalho, que frequenta o local desde a década de 60”, comenta Raquel. 

O PEMLS fica a 16,8 milhas náuticas do Farol da Moela, ou a aproximadamente 40 Km de Santos. Por ter a pesca proibida, a Laje de Santos concentra várias espécies em extinção, como tartarugas de pente, tartarugas verdes, meros e garoupas verdadeiras, e é considerada um santuário ecológico para os mergulhadores. A Laje, estrutura rochosa de 550 m de comprimento, 185 m de largura e 33 m de altura, é berçário, refeitório e abrigo dos peixes, sendo um interessante ponto de estudo quando se quer entender o impacto das pesca em outras áreas.

O filme é uma realização do Instituto Laje Viva, organização não governamental criada em 2003. No fim do mês, 2.500 DVDs apresentando o documentário, cenas do making of e uma galeria de fotos serão entregues gratuitamente na rede pública de ensino da Baixada Santista, em instituições de ensino superior, órgãos do poder público, entidades assistenciais, organizações não governamentais e imprensa.

Serviço
Lançamento do documentário “Laje dos Sonhos”
Local: MIS – Avenida Europa, 158, no Jardim Europa
Horário: 20h30
Duração: 1h15 
Entrada franca

 

Do Portal do Governo do Estado