Documentário na TV Cultura mostra a trajetória de Antunes Filho

Terceiro capítulo vai ao ar neste domingo, 20, às 23 horas

sex, 18/07/2008 - 13h26 | Do Portal do Governo

A TV Cultura exibe neste domingo, 20, às 23h, o terceiro capítulo da série documental O Teatro Segundo Antunes Filho. O programa traz trechos dos principais espetáculos dirigidos por Antunes Filho, seus métodos de trabalho e comentários de personalidade do teatro.

No terceiro capítulo da série, “Desafios de um tempo duro”, sentindo-se vítima de patrulhas ideológicas, Antunes realiza espetáculos comerciais, deixando de lado suas pesquisas estéticas no teatro. Porém, as desenvolve no cinema e na televisão. Realiza um filme vigoroso, abordando o preconceito racial e, na TV Cultura, trabalha sobre obras de autores brasileiros, constituindo brilhante linguagem de vídeo.

Em 1976, percebendo os novos ventos da situação política, que indicam abertura democrática, inicia um processo que o tornará nome importante no teatro internacional, elaborando a versão cênica de Macunaíma. Entre imagens fotográficas, documentários e cenas de obras realizadas, Antunes fala dos desafios desse período com intervenções dos atores Raul Cortez, Eva Wilma, Cacá Carvalho, Walter Portela e do crítico Sebastião Milaré.

Da Fundação Padre Anchieta