Documentário com estudantes da Etec Pirituba estreia nesta quinta (29)

Com mais de 50 sessões abertas ao público pelo Brasil, longa-metragem debate assuntos como masculinidade tóxica e machismo

qui, 29/08/2019 - 16h07 | Do Portal do Governo

Começa a ser exibido nesta quinta-feira (29) o documentário “O silêncio dos homens”, que tem a participação de estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Profª Drª Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara, situada no bairro de Pirituba, na capital paulista.

Serão mais de 50 sessões abertas ao público em salas de várias cidades brasileiras. Dirigido por Ian Leite, o filme se propõe a investigar as dores, sofrimentos, obstáculos, omissões, qualidades, riquezas e processos de mudança dos homens. O enredo também aborda temas como masculinidade tóxica, machismo e sexismo (confira o trailer pela internet).

Alunos

Desde março, por meio do projeto Plano de Menino, da jornalista Viviane Duarte, alunos da Etec participam voluntariamente de rodas de conversa quinzenais, mediadas por psicólogos, jornalistas e advogados, entre outros profissionais.

Os temas englobam masculinidade, violência contra mulher, carreira, relacionamentos e o papel do homem na construção de uma sociedade com mais equidade. Um dos encontros, com 20 meninos e 5 meninas, foi filmado e incluído no longa-metragem com entrevistas.

Alunas da Etec de Pirituba já participam do projeto Plano de Menina há três anos. Segundo a diretora da unidade, Eliane Malteze, além da melhora no desempenho acadêmico, nesse período foi possível perceber que elas estão mais conscientes das possibilidades profissionais e do lugar da mulher na luta pelo fim das desigualdades.

“Já dá para notar que os meninos também começam a entender seu papel na sociedade. Temos menos comentários machistas e sexistas, as relações entre eles melhoraram muito”, avalia.