DOCTV IV oferece oficinas para formatação de projetos

As inscrições podem ser feitas on-line, no endereço www.tvcultura.com.br/doctv

qua, 18/06/2008 - 20h15 | Do Portal do Governo

O DOCTV IV anunciou que irá oferecer três Oficinas de Formatação de Projetos em São Paulo como parte das atividades previstas no programa. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pela internet, no endereço www.tvcultura.com.br/doctv.

Na quarta edição, o DOCTV realizará 23 Oficinas para Formatação de Projetos que devem reunir 660 participantes em todo o Brasil.

Os documentários resultam de um amplo processo composto por diferentesações de formação. Estas ações derivam da inédita aproximação de uma sistemática de co-produção ao debate estético do documentário.

Um processo teve início na segunda edição do Programa – no DOCTV II e III foram realizadas 44 Oficinas para Formatação de Projetos, ministradas por documentaristas e pes­quisadores e com a participação de 1.333 realizadores de todo Brasil.

As Oficinas serviram como suporte para formatação de projetos de documentário, que por sua vez foram inscritos nos concursos estaduais do DOCTV.

A oficina é bem mais do que uma instrução de preenchimento de formulário do Concurso. A proposta é a de um exercício sobre o pensar documental a partir do desenvolvimento dospré-projetos de documentário dos participantes.

Cada uma das cinco aulas foca o trabalho em um nível de elaboração do fazer documental, e estimula os participantes a analisar, em detalhe, suas apostas estéticas, promovendo o auto-questionamento acerca de alternativas que possam levar o projeto ainda mais adiante.

Essa metodologia é aplicada de duas formas: nos encontros coletivos (quatro horas e meia diárias) são apresentados e discutidos trechos de documentários que empreguem, de forma especialmente interessante, variados procedimentos de  linguagem documental. Sempre em leques amplos, são analisados diferentes estilos de entrevista, de montagem sonora, de uso de material de arquivo, de provocação via participação de atores, e mais outras tantas estratégias de construção das narrativas documentais.

Paralelamente, no outro turno, o oficineiro faz atendimentos individuais, discutindo o pré-projeto de cada participante.

Em São Paulo, serão oferecidas três oficinas, duas na Capital e uma em Campinas:

Oficina 1

Local: SENAC – Campus Universitário

Endereço: Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 Santo Amaro – São Paulo

Período: 23 a 27 de junho

Turno: Das 14h às 18h30

Carga Horária: 20h30

Vagas: 30

Oficineiro: Cláudio Gonçalves

Oficina 2

Local: Cine Sesc

Endereço: Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César – São Paulo

Período: 30 de junho a 4 de julho

Turno: 18h às 22h30

Carga Horária: 20h30

Vagas: 30

Oficineiro: Marcos Bastos

Oficina 3

Local: CPFL Cultura

Endereço: Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera – Campinas

Período: 30 de junho a 4 de julho

Turno: 9h às 13h30

Carga Horária:20h30

Vagas: 30

Oficineiro: Marcelo Müller

Da TV Cultura