Docentes e alunos da Unesp terão bolsas para estudar na Europa

Universidade integra o Erasmus Mundus, maior programa europeu de mobilidade acadêmica

sex, 10/07/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

Dois projetos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) foram aprovados no Erasmus Mundus, o maior programa de mobilidade do ensino superior da Europa. Com isso, serão abertas vagas para docentes e alunos de graduação e pós-graduação estudar em universidades européias, com bolsas oferecidas pelo programa.

“Por ser este um importante programa de mobilidade acadêmica, a Unesp precisa estar inserida”, declara José Celso Freire Junior, assessor-chefe da Assessoria de Relações Externas (Arex) e responsável pelo envio dos projetos. 

Para participar do Erasmus Mundus, as Instituições de Ensino Superior (IES) devem possuir convênios com Universidades Européias que coordenam os projetos apresentados ao Programa.

De acordo com o projeto apresentado pela Universidade de Santiago de Compostela, da Espanha, a Unesp, junto a mais dez IES brasileiras e oito da Europa, receberá cerca de 250 mil euros, que serão utilizados para custear as passagens, as taxas da Universidade européia e bolsas-auxílio em valores que variam de mil a 2,5 mil euros.

A Unesp também participa de projeto similar, coordenado pela Universidade do Porto, em Portugal. Neste projeto a Universidade faz parte como IES brasileira associada, juntamente com universidades uruguaias, paraguaias e européias. Para debater maiores detalhes como a distribuição de vagas, procedimentos de candidatura, inscrição e seleção, entre outros, o assessor-chefe da AREX embarca para Portugal no próximo dia 23, e para a Espanha em setembro.