Docentes de Campinas incentivam troca de cartas virtuais entre alunos durante pandemia

Ação é parceria entre escolas estaduais Orlando Signorelli e Jornalista Cecília de Godoy Camargo para aulas de Projeto de Vida

ter, 25/08/2020 - 12h26 | Do Portal do Governo

A pandemia causada pelo novo coronavírus não apenas interferiu na maneira de estudar conteúdos pedagógicos, mas também nas relações sociais e emocionais construídas nas unidades de ensino. Pensando nisso, as professoras e amigas Elaine Morello, da Escola Estadual Orlando Signorelli, e Cristiane Braga Lima, da Escola Estadual Jornalista Cecília de Godoy Camargo, ambas em Campinas, criaram o projeto “Cartas Virtuais”.

O intuito da ação é cultivar novas amizades e criar vínculos entre os estudantes, mesmo estando em escolas diferentes e em isolamento social. “Nós nos conhecemos há muito tempo, no ano passado trabalhamos juntas e sempre fazíamos parcerias. As nossas ideias se completam. Para mim, foi o nosso elo de amizade que fez surgir esse projeto”, explica Cristiane Braga Lima.

As docentes são formadas na área de Exatas: Elaine, em Matemática, e Cristiane, em Física. Porém, além das aulas de suas especialidades, elas também lecionam a disciplina de Projeto de Vida. É nessa atividade que os alunos vão escrever as cartas.

“Pode não parecer, mas o projeto tem relação também com as disciplinas de Exatas. A Matemática está em tudo, pois tudo tem Matemática. Fazer amizades também é Matemática e Física”, afirma Elaine Morello.

Atividades online

Todo o trabalho será realizado online e, para mobilizar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, as professoras encaminharam um vídeo sobre a amizade e perguntaram como eles se sentem em relação ao tema durante a pandemia. Agora os estudantes, através de um formulário, vão escrever cartas e escolher aleatoriamente um aluno para enviar, selecionando apenas pela série e número de chamada, sem saber a identidade.

Nas correspondências, os estudantes são incentivados a escrever sobre a personalidade (o que gosta de fazer; qual a comida favorita; se tem animal de estimação; qual a matéria preferida; qual o gosto musical) e também sobre os sentimentos durante a quarentena. No fim, as professoras irão promover uma conversa de vídeo entre remetente e destinatário para que se conheçam e conversem sobre as cartas que enviaram e receberam.