Docentes da Unesp participam da Campus Party

Engenheiro de Sorocaba coordena área de robótica

seg, 11/02/2008 - 19h24 | Do Portal do Governo

Alexandre Simões, docente do Câmpus de Sorocaba, coordena as atividades da área de robótica da Campus Party, evento de tecnologia digital que ocorre de 11 e 17 de fevereiro, no Pavilhão da Bienal, Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Pela primeira vez no Brasil, a Campus Party acontece simultaneamente na Colômbia e na Espanha, sede da organização sem fins lucrativos E3 Futura, responsável pela iniciativa.

Simões procurou reunir na Campus Party os principais grupos de pesquisa em robótica ligados a universidades e institutos, como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Por outro lado, também contatou representantes de empresas nacionais e estrangeiras que oferecem produtos para as atividades robóticas, entre elas a Lego, Festo e PNCA.

Entre outras atividades, os inscritos participam de demonstrações e oficinas de construção de robôs de diferentes tipos. Na oficina ministrada pelo docente Marcelo Franchin, da Faculdade de Engenharia, câmpus de Bauru, por exemplo, o tema será a construção de pequenos robôs, dotados de inteligência artificial. Eles se movimentam sobre rodas e são controlados por sinais de rádio. “Os robôs construídos durante o evento vão participar de uma competição de reciclagem robótica, onde quatro deles competem em uma arena, cada um tendo que coletar lixo reciclável e levá-lo ao seu depósito”, explica Franchin. Os alunos responsáveis pela criação dos robôs irão manipulá-los na arena. “O que coletar mais, ganha a partida”, completa.

Para Simões, eventos importantes como esse ajudam a recrutar novos estudantes, a atrair a atenção de empregadores para o trabalho dos recém-formados, e a seduzir o público consumidor em potencial. “Estamos formando pessoal que faz e consome robótica”, esclarece. No dia 12, às 10 h, o docente dará uma palestra sobre o progresso recente do setor. “Os robôs não estão mais restritos às linhas de montagem fabris. Eles estão cada vez mais presentes em áreas como a medicina e a engenharia. Nos próximos anos devem chegar aos lares, como eletrodomésticos ou com função lúdica”, conclui.

Sobre o evento – A primeira Campus Party aconteceu em 1997. De acordo com seus organizadores, tem o objetivo de popularizar o uso da tecnologia digital. Para Simões, o evento cria um espaço onde diferentes tribos coexistem, trocam experiências e tecnologias. Na versão brasileira, os três mil participantes inscritos permanecem acampados na Bienal durante uma semana.

O grupo reunido é formado por pesquisadores ligados a universidades e a empresas, e por curiosos, aficionados por ciência e tecnologia. São pessoas que se interessam por áreas diversas como astronomia, desenvolvimento de softwares, jogos, modelagem de equipamentos, simulação computacional, robótica, blogs e arte digital. Em comum elas possuem o hábito de compartilhar comunidades virtuais e informações pela internet. O evento é uma das poucas oportunidades para interagirem face-a-face, participando de palestras, oficinas e competições.

Serviço:

Evento: Campus Party 2008

Data: 11 a 17 de fevereiro

Local: Bienal de São Paulo – Parque Ibirapuera/ Espaços: Térreo, Mezanino, 1º, 2º, 3º Pavimentos e Porão das Artes

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 03

Horários ao público:

11/2 (segunda-feira): 14 h às 21 h

12 a 16/2 (terça-feira a sábado): 10 h às 21 h

17/2 (domingo): 10 h às 14 h

Site: http://www.campus-party.com.br/

Da Unesp

(M.C.)