Doador da Fundação Pró-Sangue vai ganhar medalha

Medalha traz o nome, RG e tipo sanguíneo do doador

ter, 22/09/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

A partir desta quinta-feira, 24, todo cidadão que doar sangue num dos postos da Fundação Pró-Sangue poderá receber medalha. Feita de aço escovado e medindo 2,5 cm x 3,5 cm, a medalha já virá com gravação do nome, RG e tipo sanguíneo do doador. 

Quem a usar habitualmente sobre o peito, pendente de um cordão ou correntinha, poderá se sentir mais protegido, pois a medalha permitirá identificação e atenção mais rápida em casos de acidente. 

A medalha será ao mesmo tempo uma identidade e uma honraria, distinguindo aqueles que praticam um gesto de solidariedade – doar o próprio sangue para ajudar uma pessoa quase sempre desconhecida. E só poderão usar a medalha aquelas pessoas que efetivamente doarem sangue. Homens recebem a medalha 60 dias após a doação e as mulheres, 90 – esse é o período necessário para fazer nova doação. 

Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 kg, apresentar documento de identidade, estar alimentado e em boas condições de saúde. 

Postos da Pró-Sangue       

Posto Clínicas
Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 – 1º andar – Cerqueira César
De segunda a sexta, das 7 às 19h
Sábados, domingos e feriados das 8 às 18h
Estacionamento gratuito subterrâneo – Garagem Clínicas
O acesso ao posto do Hospital das Clínicas é fácil pelo metrô: basta descer na Estação Clínicas e caminhar 200 metros

Posto Dante Pazzanese
Av. Dante Pazzanese, 500 – Ibirapuera
De segunda a sexta, das 8 às 17h e sábado, das 8 às 16h

Posto Castelo Branco
R. Ari Barroso, 355 – Osasco
De segunda a sexta, das 8 às 17h e sábado, das 8 às 16h

Para informações como quem pode doar, endereços dos postos de coleta e horário de atendimento, ligue para o Alô Pró-Sangue 0800-55-0300 ou acesse o site www.prosangue.sp.gov.br 

Da Fundação Pró-Sangue