Doações de órgãos crescem 22% no primeiro bimestre de 2010

Prêmio Destaque em Transplantes homenageia hospitais com bons resultados

seg, 15/03/2010 - 11h02 | Do Portal do Governo

(atualizado 15h)

O número de doadores de órgãos no Estado de São Paulo cresceu 22% nos dois primeiros meses de 2010 em comparação com o mesmo período do ano passado. É o que aponta balanço da Secretaria da Saúde com base nos dados da Central de Transplantes. Para comemorar este recorde, a Secretaria homenageou nesta segunda, 15, os hospitais que tiveram os melhores desempenhos em doações de órgãos com o prêmio Destaque em Transplantes.

Em janeiro e fevereiro deste ano houve 136 doações, contra 111 nos dois meses iniciais de 2008. Em relação ao primeiro bimestre de 2008, quando houve 80 doações, o crescimento chega a 70%. O crescimento permitiu que neste primeiro bimestre de 2010 fossem realizados 397 transplantes de órgãos no Estado, 25% a mais do que no mesmo período de 2009 e 71% superior ao dois primeiros meses de 2008. 

No ano passado, o Estado de São Paulo conseguiu viabilizar 705 doadores de órgãos, 45% a mais do que os 486 registrados em 2008. O Hospital das Clínicas de São Paulo, ligado à Faculdade de Medicina da USP e à Secretaria, foi o que mais notificou potencias doadores: 91, enquanto o Conjunto Hospitalar do Mandaqui liderou a captação de córneas, com 502 notificações de doadores do tecido.

Já entre as Organizações de Procura de Órgãos (OPOs) da capital, a Santa Casa de Misericórdia teve o melhor desempenho, sendo responsável por 154 doadores viáveis, seguida pelo Hospital das Clínicas da FMUSP, com 143. As OPOs são equipes responsáveis pela busca, captação, notificação e viabilização de doadores em um grupo de hospitais localizados em determinada região.

O Instituto do Coração (Incor) do HC foi o que mais realizou transplantes de coração (34) e de pulmão (15). O segundo colocado entre os transplantadores de coração foi o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, com 23 cirurgias realizadas no ano passado.

Entre os transplantadores de fígado o destaque na capital foi o HC, com 155 cirurgias e, no interior, o HC da Unicamp, com 48. Mais uma vez o Hospital do Rim e Hipertensão foi o que mais realizou transplantes de rim na capital, com 486 cirurgias. No interior, o HC da Unicamp se destacou novamente, com 85 transplantes de rim.

A Beneficência Portuguesa da capital foi campeã de transplantes de pâncreas, com 67 cirurgias. Já o Hospital Oftalmológico de Sorocaba foi o grande destaque tanto entre as Organizações de Procura de Córneas, com 6,6 mil tecidos captados pelo Estado, como em realização de transplantes de córnea, com 2.468 cirurgias realizadas em 2009.

“Este prêmio, além de reconhecer a dedicação e empenho dos profissionais, serve como incentivo para que hospitais e equipes médicas se envolvam cada vez mais com a cultura da doação de órgãos e transplantes, ajudando a salvar vidas”, afirma o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

O crescimento nas doações e transplantes foram possíveis graças ao aprimoramento do trabalho de captação nos hospitais e da implantação de um novo projeto que criou, no ano passado, coordenadores intra-hospitalares de doação e transplante em 31 hospitais da rede estadual paulista. Esses profissionais têm como função identificar pacientes que possam ser potenciais doadores e acompanhar o processo de realização de exames para viabilizar a doação.

O papel dos coordenadores intra-hospitalares é realizar visitas diárias a setores como UTIs, terapias semi-intensivas, recuperação pós-anestésica e pronto-socorro para verificar a existência de pacientes com suspeita de morte encefálica, condição essencial para a doação, conversar com os chefes de equipe e auxiliar na abertura de protocolos para a comprovação do óbito.

Da Secretaria da Saúde