Doação de sangue deve ser feita antes de imunização contra gripe

Fundação Pró-Sangue faz um alerta sobre o período de inaptidão para os doadores vacinados, que é de 48 horas

seg, 27/05/2013 - 9h05 | Do Portal do Governo

A campanha de vacinação contra a gripe, prorrogada até 29 de maio, pretende imunizar cerca de sete milhões de pessoas nos mais de seis mil postos de vacinação (considerando fixos e volantes) em todo o Estado.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A Fundação Pró-Sangue faz um alerta sobre o período de inaptidão para os doadores vacinados, que é de 48 horas. Assim, aqueles que pretendem tomar a vacina devem atentar bem a esse intervalo. De acordo com a Fundação, o ideal é que a doação seja feita antes da imunização.

O estoque da Fundação está em estado crítico. O nível total de bolsas está 65% abaixo do ideal para abastecer mais de 100 instituições de saúde da rede pública de São Paulo. Um dos fatores que contribui para esse cenário é o tempo seco, responsável por várias doenças respiratórias.

A Fundação indica que as doações sejam feitas preferencialmente de 2ª a 6ª, quando o tempo de espera no atendimento é menor. Os postos da Fundação Pró-Sangue atendem em seis locais distintos, veja abaixo qual a mais próxima de sua residência ou trabalho e programe-se.

Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. Mais informações no Alô Pró-Sangue 0800 55 0300 e no site da Fundação Pró-Sangue.

Do Portal do Governo do Estado