Doação de sangue deve ser feita antes da imunização contra gripe

Alerta é da Fundação Pró-Sangue, que precisa de doadores dos tipos O+, O-, A+, A- e B-

ter, 16/04/2013 - 19h01 | Do Portal do Governo

Começou segunda-feira e vai até 26 de abril a campanha de vacinação contra a gripe promovida pela Secretaria da Saúde de São Paulo. A expectativa é de que cerca de sete milhões de pessoas sejam imunizadas nos mais de seis mil postos de vacinação (considerando fixos e volantes) em todo o Estado.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A Fundação Pró-Sangue faz um alerta sobre o período de inaptidão para os doadores vacinados, que é de 48 horas. Assim, aqueles que pretendem tomar a vacina devem atentar bem a esse intervalo. De acordo com a fundação, o ideal é que a doação seja feita antes da imunização.

A entidade necessita de doadores dos tipos O+, O-, A+, A- e B-. Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde, estar alimentado (evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes), estar descansado (ter dormido 6 horas nas 24 horas anteriores à doação), ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo de 50 kg e levar documento de identidade original com foto (para menores, documentos exigidos estão no site da Pró-Sangue).

Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. Mais informações no Alô Pró-Sangue 0800 55 0300 e no site da Fundação Pró-Sangue.

Do Portal do Governo do Estado