Divulgados os finalistas da IV edição do prêmio “Polícia Cidadã”

Foram selecionadas 53 ações realizadas em 14 cidades do Estado de São Paulo

qui, 18/12/2008 - 11h12 | Do Portal do Governo

Especialistas em segurança pública selecionaram 53 ações para a fase final da quarta edição do prêmio “Polícia Cidadã”, promovido pelo Instituto Sou da Paz em parceria com o Banco Nossa Caixa. Entre as iniciativas finalistas, 36 são da Polícia Militar, 14 da Polícia Civil e três são da Polícia Técnico-Científica, realizadas em 14 cidades do estado de São Paulo.

Um dos selecionados, o projeto “Polícia Militar e Comunidade em Boa Forma – Unidas para um Bem Comum” é atualmente desenvolvido nas cidades de Amparo, Bragança Paulista e Campinas. Nesses municípios, policiais militares formados em educação física dão aulas de ginástica em praças públicas com vistas a estimular a atividade física entre os moradores da comunidade e aproximá-los dos agentes das bases comunitárias de segurança.

Além disso, os policiais disponibilizam uma caixa em que os cidadãos podem depositar denúncias sobre problemas relacionados à segurança e, dessa forma, contribuir para uma ação de inteligência policial. As aulas também são utilizadas para divulgar ações de destaque da corporação, de forma a reforçar a confiança da comunidade na ação da polícia.

Fase final

Na próxima etapa do prêmio, os cases escolhidos passarão por um novo processo de avaliação. Uma equipe acompanhará o andamento das atividades e seus impactos no cotidiano das comunidades em que foram realizadas. Depois, as ações serão novamente avaliadas pelos especialistas, que definirão os vencedores. A cerimônia de premiação será realizada em março de 2009. Cada policial vencedor receberá R$ 6 mil ou bolsas de estudo como tecnólogo (graduação em dois anos e meio) na faculdade IBTA.

Este ano, a premiação passou a contar com a categoria “Escolha Popular”, na qual os internautas podem eleger a melhor iniciativa por meio do site www.soudapaz.org/premiopolicia2008. A ação vencedora desta categoria receberá reconhecimento público no evento de premiação.

Interior

Esta foi também a primeira vez que o prêmio foi aberto à participação de policiais que atuam no interior paulista. São 139 municípios contemplados, localizados nas regiões de São José dos Campos e Campinas, além da Baixada Santista e região Metropolitana. Juntas, essas cidades representam 70% do efetivo policial do estado.

Criado em 2003, o projeto já premiou 150 policiais de 39 cidades da região metropolitana de São Paulo. A iniciativa tem por objetivo reconhecer e valorizar boas práticas policiais que sejam eficazes na solução de problemas de segurança pública; levar ao conhecimento das pessoas exemplos positivos de ações executadas pelas polícias; e contribuir para que essas práticas possam ser amplamente adotadas. A intenção é aprimorar constantemente a qualidade dos serviços dessas corporações e contribuir para a redução do crime.

Além do Banco Nossa Caixa, o prêmio Polícia Cidadã conta com o apoio da faculdade IBTA e da SABESP.

Do Banco Nossa Caixa