Distribuidoras aumentam em 45% a carga de energia elétrica no litoral

Medida visa dar conta do aumento do consumo durante a temporada de férias

qua, 21/12/2016 - 12h04 | Do Portal do Governo

Com a temporada de férias de verão, a população dos municípios do litoral paulista costuma aumentar consideravelmente de tamanho. Consequentemente, o consumo de energia também sobe.

Para dar conta das necessidades, a Companhia de Transmissão Elétrica (CETEEP) e distribuidoras, com o apoio da Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo e Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia Elétrica), desenvolvem até 6 de março o Plano Verão.

Durante o período, a carga elétrica passa a ser 45% maior do que a normal, indo de 1.221 MVA para 1.775 MVA. Em algumas cidades, a carga pode aumentar ainda mais, dependendo da ocasião. Em Bertioga, por exemplo, a elevação será de 200% no Réveillon, em comparação com a carga média de dezembro.

O secretário de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles, informa que este ano, para contribuir ainda mais para a confiabilidade do sistema, a região conta com a nova linha de transmissão São José dos Campos-Paraibuna em 138 KW e a conversão da linha de transmissão Paraibuna-Caraguatatuba de 88 KW para 138KW.

A CETEEP, em conjunto com a CPFL, manterá um helicóptero estacionado na Baixada Santista para atendimento no litoral paulista durante os feriados de Natal, Ano Novo e Carnaval. A empresa responde pela transmissão de energia das distribuidoras e manterá equipes de operação e manutenção de sobreaviso, além de técnicos, engenheiros e materiais para atender emergências durante a temporada de verão.

Atendimento
Além do aumento da carga elétrica, as distribuidoras que atendem os diferentes municípios do litoral adotaram providências para garantir o fornecimento de energia, durante a temporada de verão. Confira a área de atuação de cada uma e saiba como entrar em contato, em caso de interrupção do serviço.

EDP Bandeirante – atende as cidades de Caraguatatuba e São Sebastião. No período, aumenta em 35% o efetivo de equipes para atender a demanda. O atendimento local ao consumidor é feito pelo 0800 721 0123 e por SMS. Acesso ao serviço pelo celular por mensagem de texto para o número 33777 com a palavra energia e o número da ligação.

Elektro – a maior distribuidora do litoral atende a 11 cidades (Cananéia, Ilha Comprida, Iguape, Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, parte do município de Praia Grande, Guarujá, Bertioga, Ilhabela e Ubatuba). Segundo a empresa o consumo de energia em sua área de atendimento aumenta em 117% na temporada, passando de 243 MVA para 528 MVA, chegando a 660 MVA no dia 31 de dezembro.
A empresa adotou providência para aumentar a confiabilidade do sistema, entre elas, o emprego de substações móveis, instalação de equipamentos, como espaçadores de rede primária e substituição preventiva de transformadores, e reforço de atendimento de emergência. Para comunicar eventuais falhas nas redes, o consumidor deve ligar para o 0800 701 0102.

CPFL Piratininga – a distribuidora atende os municípios de Santos, Cubatão, São Vicente e Praia Grande. Mantém 243 equipes para garantir o restabelecimento de energia em caso de interrupção e reforço de mais 75 equipes terceirizadas que atuam em obras de melhoramento e construção de redes de distribuição de energia elétrica em apoio a situações de contingência. Investiu na manutenção, modernização da rede e instalação de novos equipamentos. Atende pelo 0800 010 25 70.

Outras regiões
Ampliação de equipes técnicas de atendimento, aperfeiçoamento dos sistemas de contato com os clientes e modernização dos equipamentos e tecnologia utilizada no monitoramento de ocorrências, estão entre as providências adotadas para a Região Metropolitana de São Paulo e outros municípios do Estado. O planejamento foi preparado principalmente para dar conta das ocorrências de interrupção no fornecimento de energia elétrica, em função da ocorrência de chuvas no período.

SERVIÇO 
Elektro
www.elektro.com.br
0800 701 0102
SMS: 26655

EDP Bandeirante
www.edp.com.br
0800 721 0123
SMS: 33777

CPFL Piratininga
www.cpfl.com.br
0800 010 2570
SMS: 27304

Do Portal do Governo do Estado