Disque Ambiente recebe cinco mil ligações por mês

Ligações com pedidos de informações representam 57% dos atendimentos

dom, 14/02/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

 

O Dique Ambiente – 0800 11 3560 – canal de denúncias e informações da Secretaria do Meio Ambiente (SMA) se consolidou como um meio efetivo para a população denunciar crimes ambientais. Mensalmente, a média de atendimentos é de cinco mil.

O número de ligações para solicitação de informações aumenta cada vez mais, representando 57% dos atendimentos. Antes, a campeã das denúncias era a emissão de fumaça preta dos veículos diesel, que agora representam 17% das denúncias. Poluição do ar, emergências químicas, desmatamento, crimes contra a fauna e poluição do solo aparecem na sequência, mas, juntas, representam menos de 10% das ligações.

Outro número importante é o de encaminhamentos das denúncias e pedidos de informações. Mais da metade dos casos é resolvida durante o próprio atendimento no call center. Essa agilidade é garantida pelos 25 funcionários que são formados ou estudam gestão ambiental e áreas afins e têm familiaridade com o assunto tratado durante a ligação. Os demais atendimentos são encaminhados às áreas competentes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e da Polícia Militar Ambiental. As ligações são anônimas, mas o cidadão pode solicitar o acompanhamento do caso.

Além do Disque Ambiente, existe a Ouvidoria da Secretaria do Meio Ambiente, um canal permanente de comunicação entre o cidadão usuário de serviços públicos e a instituição que os oferece para o recebimento de reclamações, sugestões, reivindicações, elogios e denúncias.

A Ouvidoria da SMA funciona de segunda a sexta-feira das 9 às 18 horas e atende pelos telefones (11) 3133-3479 e (11) 3133-3487, ou ainda pelo e-mail ouvidoria@ambiente.sp.gov.br.

Da Secretaria do Meio Ambiente