O Dique Ambiente (0800 113560), canal de denúncias e informações da Secretaria do Meio Ambiente (SMA) recebeu 4.813 ligações em maio. Criado há mais de dez anos, o serviço se tornou um grande aliado da população que busca informações ou quer esclarecer dúvidas.
Mais da metade das ligações recebidas (57%), são de pedidos de informações. Em segundo lugar, com 20%, vêm as denúncias de emissão de fumaça preta dos veículos diesel. Na sequência, com 8,6%, estão as denúncias de poluição de ar. Queimadas, poluição da água e licenciamento ambiental também aparecem no ranking e juntas somam 14,4% dos atendimentos.
Além do Disque Ambiente, a população também conta com a Ouvidoria da Secretaria do Meio Ambiente. Trata-se de um canal permanente de comunicação entre o cidadão usuário de serviços públicos e a instituição que os oferece para o recebimento de reclamações, sugestões, reivindicações, elogios e denúncias.
A Ouvidoria da SMA funciona de segunda a sexta-feira das 9 às 18 horas e atende pelos telefones (11) 3133-3479 e (11) 3133-3487, ou ainda pelo e-mail ouvidoria@ambiente.sp.gov.br.
Do Portal do Governo do Estado de São Paulo