Disk-Aids tira dúvidas antes do Carnaval

Serviço telefônico gratuito oferecido pela Secretaria Estadual da Saúde preserva identidade do usuário

qua, 30/01/2008 - 10h27 | Do Portal do Governo

Os paulistas que pretendem cair na folia neste Carnaval devem estar atentos à prevenção da Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. A recomendação é da Secretaria Estadual da Saúde, que oferece um serviço telefônico gratuito para tirar dúvidas e orientar a população sobre o tema.

Pelo Disk-Aids é possível obter informações sobre formas de transmissão de cada doença, locais disponíveis para a realização do teste HIV, janela imunológica e uso de preservativos, dentre outros assuntos. A identidade do usuário não precisa ser revelada. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, pelo 0800-162-550.

“É importante que todas as pessoas com vida sexual ativa procurem tirar suas dúvidas, sem qualquer vergonha ou receio, para não correr riscos. O Disk-Aids preserva a identidade dos usuários e conta com profissionais capacitados para esclarecer a população”, diz a coordenadora do programa Estadual de DST/Aids, Maria Clara Gianna.

Perfil

Das 4,4 mil chamadas recebidas pelo serviço em 2007, 60,5% foram de pessoas do sexo masculino. As pessoas solteiras são a maioria dos que ligam para tirar dúvidas, representando 54,3% do total. As pessoas com parceiros sexuais fixos realizaram 40,4% das ligações. Outros 23,7% possuem parceria eventual e 19,7% afirmaram ter parceiros fixos e casuais.

A faixa etária principal dos que ligam para o Disk-DST/Aids é de 20 a 29 anos, representando 43,4% dos atendimentos, seguida pela faixa de 30 a 39 anos, com 27,9%. Somente 3,7% das chamadas foram feitas por pessoas acima de 50 anos.

 

Da Secretaria Estadual da Saúde

(I.P.)