Discussões técnicas marcam reuniões de Imprensas Oficiais na capital

Representantes das Imprensas Oficiais do Brasil trocam experiências técnicas e discutem os rumos do segmento

sáb, 03/03/2012 - 17h00 | Do Portal do Governo

Debates sobre certificação digital, processos produtivos e inovações tecnológicas marcaram a 49ª Reunião das Imprensas Oficiais e a 16ª Reunião Técnica na Área de Tecnologia da Informação, realizadas em São Paulo. O encontro foi promovido pela Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (Abio). 

O primeiro dia dos trabalhos aconteceu na sede da Imprensa Oficial de São Paulo, no bairro da Mooca. O presidente da Imprensa Oficial de São Paulo, Marcos Monteiro, destacou a relevância do intercâmbio. “As reuniões são importantes para as Imprensas Oficiais porque permitem um amplo debate e uma excelente troca de experiências técnicas”, afirmou.

O presidente da Abio, Fernando Tolentino de Sousa Vieira, falou sobre a amplitude da iniciativa ao reunir técnicos e executivos. “Neste fórum teremos condições de realizar um debate mais aprofundado, apontando alternativas e buscando soluções”.

José Roberto Vieira, do departamento de Sistemas Corporativos da Imprensa Oficial de São Paulo, falou das vantagens obtidas com a padronização do processo produtivo do Diário Oficial de São Paulo. Segundo explicou, cerca de 2,5 mil arquivos são recebidos diariamente de 1,1 mil pontos de transmissão em todo o Estado. “Conseguimos melhorar a qualidade no recebimento das matérias, adiantar todo o processo e terminar a impressão mais cedo”, disse.

O histórico e a evolução do Clipping de Notícias produzido pela Imprensa Oficial de São Paulo foram apresentados pelo supervisor Gabriel Zeitune. Segundo ele, desde 2001 o produto é feito na Imesp. “Atualmente produzimos os Clippings de Governo, Prefeitura, Revista, Interior e Saúde. Para isso 12 jornais e 10 revistas são clipados e 160 sites monitorados. Produzimos uma média diária de 490 páginas de segunda a sexta-feira e 360 páginas produzidas aos sábados e domingos”.

Zeitune anunciou que entre os próximos passos estão a ampliação do monitoramento de veículos de informação clipados, a busca por palavras-chave e o iClipping, disponível no iPad. “Com a ampliação das plataformas eletrônicas, esperamos manter 24 horas de cobertura de notícias. Hoje não temos como fazer isso no clipping impresso”.

Experiências de outros Estados

O gestor do Diário Oficial Digital de Mato Grosso (IOMAT), Roberto Sarto, explicou o processo de migração da versão impressa do Diário Oficial de seu Estado para a eletrônica.

De 1,6 mil exemplares diários, a IOMAT produz hoje apenas quatro edições: um para a Imprensa, dois para o Arquivo Público e um para a Assembleia Legislativa. Segundo ele, o processo de migração não foi traumático e diariamente são registrados cerca de 8 mil acessos. “Não recebemos reclamação por termos apenas a versão eletrônica e em uma enquete, 70% das pessoas considerou o DO on-line ótimo e bom”. Sarto explicou que o portal é criptografado e que um protocolo de intenções foi assinado com a Imprensa Oficial de São Paulo para que ele passe a ser certificado digitalmente.

O gerente de tecnologia de segurança e inovação da Companhia Riograndense de Artes Gráficas (Corag), Arnaldo Rodrigues, detalhou o trabalho na área de concursos públicos. Além da impressão, a Corag desenvolveu solução para a correção das provas. Depois da aplicação das provas, recebem a grade de respostas, geram os dados e divulgam a relação de aprovados. “Estamos realizando agora um concurso para o magistério com 69.800 candidatos inscritos em todo o Estado. A rentabilidade é bem interessante porque agregamos valor ao serviço gráfico”, comemora.

Tecnologia a serviço da informação 

A transparência dos negócios realizados pelas prefeituras municipais foi o tema da primeira palestra. O designer gráfico da Imprensa Oficial de São Paulo, Lucas Maranhão Matis Pereira, traçou um comparativo entre a proposta apresentada pela Associação de Transparência Municipal (ATM) à Abio e as soluções disponíveis na Imprensa Oficial de São Paulo.

Ele apresentou como exemplo o Portal e-negocioscidadesp produzido pela Imprensa Oficial paulista e destinado à divulgação de todos os negócios públicos realizados na Prefeitura e publicados no Diário Oficial da cidade. “Tecnologicamente estamos estruturados para realizar todo o processo, até a impressão”, explicou. Entre as vantagens competitivas da Imprensa Oficial, segundo Lucas Matis, estão a certificação digital de ponta a ponta no processo, a publicação em PDF on-line, a pré-visualização da publicação, a pesquisa por palavra-chave e a customização do visual.

Os representantes das Imprensas Oficiais decidiram que a Imprensa Oficial de São Paulo e a Imprensa Oficial do Rio Grande do Sul – que já fazem os sites de alguns Diários Oficiais Municipais – podem atender as demais Imprensas. “A proposta da Imesp é de uma relação com as outras Imprensas, disponibilizando os nossos softwares e experiências, e instrumentando-as para que se relacionem com seus municípios. Não podemos permitir que outras empresas agenciem a venda de publicações dos Diários Oficiais. Temos condições de oferecer este serviço”, defendeu Marcos Monteiro.

Plano de comunicação

O presidente da Abio, Fernando Tolentino, apresentou às associadas o plano de comunicação da entidade e o assessor de imprensa Alexandre Ribondi. “Precisamos colocar a Abio na mídia geral, nacionalmente. Assim levaremos informação e daremos transparência ao trabalho da Abio e de suas associadas”, disse Tolentino.

Entre os produtos a serem produzidos estão a edição de uma publicação impressa que será distribuída para formadores de opinião, autoridades e dirigentes de Imprensas Oficiais; e um boletim interno da Abio que será recebido por todos os associados. O site da associação será reformulado e além de notícias da Abio, terá também prestação de serviços para as Imprensas Oficiais.

A primeira edição do impresso será produzido na Imprensa Oficial de São Paulo e será pautado por todas as Imprensas Oficiais. “Não vejo a hora de ver como vai ser realmente a cara destas publicações. Vamos trabalhar juntos para saber sobre nós mesmos e para que a opinião pública saiba do nosso trabalho”, falou Ribondi.

4º Fórum Redboa

Marcos Monteiro apresentou ao grupo a conclusão dos trabalhos realizados no 4º Fórum da Rede de Boletins Oficiais da América (Redboa), realizado na cidade do México – México, nos dias 10, 11 e 12 de novembro do ano passado. O encontro contou com a participação dos presidentes dos Diários Oficiais do México, Guatemala, Uruguai, Chile, Argentina, Paraguai e de alguns Estados do Brasil. “Nos reunimos inicialmente no Chile e posteriormente no México para discutirmos questões comuns aos Diários das Américas”.

A edição eletrônica dos Diários Oficiais, formas de construção, segurança no armazenamento de dados entre outros temas estiveram na pauta. Monteiro ressaltou que essa discussão foi desencadeada em virtude de o Chile ter sido obrigado a adotar a edição de seu DO Empresarial no formato eletrônico por decisão de seu Congresso.

“A Abio defendeu sua posição de manter a impressão dos Diários Oficiais, mas colocou-se participativa ao discutir essas questões relacionadas aos diários eletrônicos”, destacou. Segundo Monteiro quanto à segurança e à confiabilidade das informações, a Abio propôs a assinatura eletrônica e a certificação digital como garantia de todo o processo.

Os participantes acertaram também detalhes sobre o 6º Fórum Internacional das Imprensas Oficiais dos Países de Língua Portuguesa, que será realizado no Rio de Janeiro, nos dias 22, 23 e 24 de março.

Para encerrar a agenda em São Paulo, o grupo assistiu à palestra sobre o futuro do livro digital. Eduardo Melo, fundador e diretor-executivo da empresa Simplíssimo, que trabalha com livros digitais desde 2007, falou sobre os formatos digitais e os tipos de conversão possível do formato impresso para o digital.

Da Agência Imprensa Oficial