Discurso do governador em exercício, Geraldo Alckmin, durante cerimônia de inauguração da Escola Est

nd

qua, 14/02/2001 - 18h06 | Do Portal do Governo

“Amigas e amigos, quero dizer duas palavrinhas. A primeira para a criançada daqui. Uma coisa que me chamou muito a atenção na campanha foi o carinho das crianças. Se dependesse da criançada, nós teríamos sido eleito prefeito. E é engraçado que, um dia na Moóca, um menino estava sentado na calçada em frente a uma loja, nós passamos e ele falou: ´eu vou votar no senhor´. Aí a pessoa que estava do lado disse: ´vai votar nada, você não vota´. Então ele falou: ´Posso sim, eu vou com a minha mãe, mas sou eu quem aperta o botão´. Então, um abraço muito afetuoso na meninada, na juventude, enfim a todos vocês aqui do Morro Doce.
Vou dizer da alegria de participar da entrega dessa escola, que é resultado de uma ótima parceria. O terreno foi a Associação dos Trabalhadores Sem Terra que possibilitou. O Governo não precisou comprar o terreno, só fez aqui o prédio. E essa é uma escola diferente, é uma escola especial.
Primeiro porque a comunidade participa. Tenho ido em muita inauguração de obra, mas é difícil a gente ver a população tão organizada, quanto aqui do Morro Doce. Portanto, eu vi aqui os jovens dizerem: ´obrigado ao Governo pelas realizações, pelas obras´. Mas na realidade, somos nós que queremos dizer a vocês: ´obrigado´. Obrigado pelo exemplo de organização. Obrigado pelo exemplo de luta. Obrigado pela confiança. Obrigado pelo trabalho. E eu tenho certeza que essa vai ser uma das melhores escolas de São Paulo. Não tenho a menor dúvida. Não é só a merenda que vai ser a melhor. Aliás, deu até fome não é? De tão boa que é. Parece que se eu ficar um tempo aqui vou até engordar um pouquinho, viu!
Em 1998, o governador Mário Covas se afastou para ser candidato eu assumi o Governo, e fui visitar o hospital Pérola Byington – que é um hospital dedicado à saúde da mulher. Quando estava saindo do hospital para pegar o carro, o pessoal dizia: ´governador é por aqui, governador é por ali´. Aí eu passei e uma senhora disse: ´é engraçado, o Mário Covas pessoalmente é mais magro, não é´. Então, se eu ficar mais um tempo aqui vou engordar.
Mas eu queria dizer que essa vai ser uma ótima escola. Não tenho a menor dúvida. Porque a gente vê a organização de vocês. A escola é feita pela comunidade. Ela é da comunidade, não é do Governo. O Governo passa, a secretária de Educação passa, o governador, o vice-governador passam, mas a comunidade continua. Então a escola é de vocês.
Antes do Governo Covas, as escolas funcionavam três horas e meia, no máximo, quatro horas. Essa escola vai funcionar cinco horas por dia. Uma hora/aula a mais de estudo, que em quatro anos é o equivalente a um ano a mais de estudo. Então a meninada vai estudar, praticamente, um ano a mais com o horário de uma hora a mais todos os dias. Por isso, não tenho dúvidas que nós vamos ter uma escola pública de qualidade aqui na região, para atender a meninada e a moçada toda. E ainda não tenho dívida, como a comunidade participou, deu o terreno, essa escola também vai ser conservada. Aliás, como as outras duas daqui que foram feitas no Governo Mário Covas. São escolas que estão limpas, arrumadas, bem cuidadas porque pertencem à comunidade.
Eu quero aqui agradecer à secretária Rose e toda a equipe dela. Todo esse time que ela montou para transformar a escola pública de São Paulo numa escola exemplo. Não há qualquer razão para a escola particular ser melhor. Eu só estudei em escola pública e não tenho dúvida de que vamos ter, cada vez mais, um ensino público de qualidade para atender à população.
Também quero agradecer ao nosso deputado, o Celino Cardoso, que tem ajudado muito o governador Mário Covas lá na Assembléia Legislativa de São Paulo. Ele é um deputado aqui da região, trabalhador, batalhador, tem compromisso popular. Cumprimentar o meu vereador, o Marcos Zerbini. É um privilégio para a gente poder ter um vereador da qualidade do Zerbini, que tem compromisso de luta, compromisso popular.
Tão bom quanto o Marcos Zerbini só a Cleusa, não é?
Na minha casa eu digo que a melhor parte da minha família é minha mulher, a Lú. Eu acho que também aí o casal, a Cleusa, está de parabéns pelo trabalho que faz e pelo trabalho de vocês. Principalmente, trazer um abraço a vocês e dizer que nós estamos inaugurando uma escola.
E nós temos um professor. Esse professor é o Mário Covas, ele é professor de todos nós. Professor de civismo, professor de respeito ao dinheiro público – porque não rouba e não deixa roubar, respeita o dinheiro dos impostos que a população paga. Professor de compromisso popular. O Mário Covas, quando era prefeito, passava sábado e domingo fazendo mutirão com a comunidade na cidade de São Paulo. E no Governo é esse governador que faz o programa de saúde da família, o Qualis, que faz água e esgoto (que ficam enterrados), energia elétrica, casa popular. E traz também obras grandes, como é o Rodoanel aqui do lado, que vai trazer muita empresa nova para cá para gerar emprego e renda para as pessoas. Vai dar um grande estímulo a essa região oeste de São Paulo
E o Mário Covas é professor também porque nos dá lições de vida, cotidianamente. Eu vi aqui o jovem falar ali na faixa: saúde, fé e coragem. É isso que o Mário Covas nos ensina: fé, coragem e luta por sua saúde. Quero agradecer muito a vocês, porque aonde vamos, vemos o carinho das pessoas pelo nosso governador. O governador Mário Covas conquistou o carinho e o respeito de todo mundo, pela sua maneira franca, séria e destemida de trabalhar pela causa popular, de trabalhar pela nossa população.
Um abraço muito carinhoso, um abraço muito forte a todos vocês. E de outro lado, vou levar de vocês para o nosso governador Mário Covas essa manifestação de carinho, de torcida pela sua recuperação. E o governador está melhorando. Tenho certeza que na próxima inauguração, aqui no Morro Doce, ele estará pessoalmente para fazer o que mais gosta, que é estar junto com o povo de São Paulo.
Parabéns por essa belíssima escola e parabéns, principalmente, pela lição de organização comunitária que vocês aqui do Morro Doce têm. Um grande abraço a todos.

Obrigado.