Discurso da secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência na inauguração do Hospital Lucy Montoro

Linamara Rizzo Battistella: boa tarde a todos. Eu quero cumprimentar o governador José Serra e, enquanto saúdo o nosso querido governador, quero destacar a importância deste momento que é histórico […]

qui, 03/09/2009 - 19h01 | Do Portal do Governo

Linamara Rizzo Battistella: boa tarde a todos. Eu quero cumprimentar o governador José Serra e, enquanto saúdo o nosso querido governador, quero destacar a importância deste momento que é histórico porque revela o sentimento do Governo de São Paulo de ir além da assistência, ir ao encontro da dignidade e da qualidade dos atendimentos feitos à pessoa com deficiência. Não existe história neste planeta que possa superar esse empreendimento, que é o maior projeto social do Governo do Estado de São Paulo e, certamente, é um projeto que alcança todo o país, que significa construir unidades com qualidade e tecnologia para atender as pessoas com deficiência dentro deste padrão, o padrão que os senhores estão conhecendo hoje e que vão ter a oportunidade de visitar.

Quero cumprimentar o nosso querido secretário Luiz Roberto Barradas Barata pelo seu apoio, pela sua parceria, pelo seu estímulo, pela possibilidade que temos de sonhar juntos uma saúde pública de qualidade. É com amigos como este que a gente constrói uma sociedade melhor e uma sociedade para todos. quero abraçar com muito carinho o nosso secretário-chefe da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira, este sim um parceiro incansável das nossas ações e um permanente estimulador das nossas ambições de levar saúde com qualidade para toda a população. Quero fazer aqui um registro muito especial ao Dr. Francisco Luna, que é o secretário de Estado de Economia e Planejamento que nos ajudou muitíssimo na trajetória, que nos levou a conquistar este sonho. O secretário, com a sua serenidade, com a sua paciência, nos conduziu neste processo de maneira a garantir que ao lado da qualidade técnica nós tivéssemos um programa sustentável, que se perenizasse e pudesse atender a todas as pessoas que, efetivamente, precisam do atendimento da saúde pública do estado de São Paulo.

Cumprimento Marcos Belizário, que é o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, representando o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. O Belizário é um parceiro extremamente estratégico para que a gente possa transformar em verdade os nossos sonhos de ver a cidade acessível e ver as pessoas podendo transitar e desfrutando dos serviços, dos processos e dos programas desta cidade.

Quero agradecer imensamente dom Fernando Figueiredo, bispo da arquidiocese de Santo Amaro que está presente. É preciso humanizar as relações. É preciso trazer a espiritualidade para dentro dos hospitais e nada melhor do que a palavra do dom Fernando num dia tão importante como hoje para que a gente possa se reenergizar e conseguir levar adiante esta que é uma tarefa estimulante e desafiadora, de poder gerar saúde para todas as pessoas que vêm em busca de atendimento de qualidade através da nossa secretaria da Saúde.

Quero cumprimentar o José Anibal, o deputado federal, grande amigo que luta pelos direitos das pessoas com deficiência no cenário federal. Quero cumprimentar e abraçar a deputada estadual Célia Leão, nossa amiga querida, uma parceira de todos os momentos e que, certamente, a partir do seu esforço e do seu desejo, também traduz na Assembléia Legislativa uma legislação adequada, inclusiva, para as pessoas com deficiência. Igualmente, o Pedro Tobias, um grande parlamentar que nos ajuda nessa campanha e nessa trajetória em busca de leis que garantam a acessibilidade.

Um especial abraço a Mara Gabrilli, nossa vereadora, que certamente vai entender a emoção que nos toma hoje e a importância deste momento que é de todos nós, mas é sobretudo daqueles que lutaram em direção à cidadania das pessoas com deficiência. Quero cumprimentar o Agnaldo Timóteo e a Silvana Mesquita, os nossos vereadores aqui presentes, e quero abraçar carinhosamente o Dr. José Manoel Camargo Teixeira, superintendente do Hospital das Clínicas, já parceiro das nossas ações aqui viabilizando este nosso programa experimental inicial que nos permitiu avaliar o impacto deste projeto, deste programa que já está em funcionamento graças à parceria com o Hospital das Clínicas. Quero abraçar a família Montoro na presença e na pessoa do senhor Ricardo Montoro, Paulo, Fernando, Lúcia, Eugênio, Maria Amália e a própria Malu representam, com muita, mas muita simbologia, a importância do nome Lucy Montoro na rede.

Quero agradecer a presença de todos os senhores e cumprimento cada um abraçando afetivamente minha mãe que está aqui presente, que certamente deve estar cheia de emoção, de alegria e de muito orgulho. Pensando que foi a filha dela quem fez isso, mas a filha dela só fez uma coisa muito pequenininha. Foi graças à lei sancionada, ao decreto, à regulamentação sancionada em 1999, pelo governador José Serra junto com o então presidente Fernando Henrique, que se materializou neste país uma política de apoio às pessoas com deficiência. Foi exatamente o governador José Serra, então ministro, em 2002, que criou a política de reabilitação da pessoa com deficiência.

A política, as portarias que devem regulamentar o atendimento das pessoas com deficiência e o financiamento. Esta ação que o então ministro José Serra iniciou em 1999, fortalecida pelas portarias e pela regulamentação de 2002, hoje se materializa de maneira absolutamente impactante trazendo para dentro do sistema público de saúde uma dimensão de tecnologia, de humanização, de qualidade nos processos, certamente não vista, não encontrada, não registrada em nenhum outro serviço, posso afirmar com segurança, deste planeta. Temos hoje o mais importante centro de reabilitação. E é mais do que um centro de assistência: é a bandeira deste governo em direção à dignidade das pessoas com deficiência.

Este empreendimento nasce graças à inspiração, ao desejo de ver as pessoas bem atendidas, inspiração que começa com os investidores: a Ana Maria, o Stefan, o André, o José Romeu Ferraz, o Joaquim Ferraz, o Henry Visconde e o Júlio Nakamura foram pessoas que idealizaram este projeto com toda a condição que os senhores estão vendo, e que vai se revelar a partir do momento em que os senhores fizerem o tour presencial ou o tour virtual que vai estar disponível nesta tela em seguida. Vocês vão entender o conceito deste edifício. Um edifício completamente arrojado e muito, muito preparado para o atendimento de qualidade para os usuários do sistema de saúde.

Não pára por aqui. Nós poderíamos apenas ambicionar um atendimento de qualidade. Mas a gente quis ir além. Nós queremos acompanhar os nossos pacientes. Nós queremos garantir desde a internação à inclusão digital.

Por isso, a nossa telemedicina, que já está instalada dentro desse prédio, vai nos auxiliar na busca de um processo que garanta o atendimento domiciliar à distância. É o primeiro exemplo de home care: o tele home care é o tratamento domiciliar à distância que se instala para garantir que o paciente que for atendido aqui tenha um computador, um notebook, exatamente como qualquer outra ajuda técnica que ele recebe – ele pode receber uma prótese, pode receber uma órtese ou pode receber um notebook como estes que os senhores estão vendo neste paciente que se instala exatamente aqui à esquerda. e, a partir do acionamento, ele consegue ter os vídeos de que ele precisa para manter o seu tratamento. Ele conversa com os médicos a distância. E nós estamos estruturados para conseguir fazer teleconferência com qualquer um dos nossos centros da Rede Lucy Montoro, mas, também, como segunda opinião para o atendimento a distância, dos outros centros que ainda não estão com autonomia de conhecimentos para atender a população de pessoas com deficiência em qualquer parte deste Brasil.

Nós estamos conectados com as redes de Manaus, de Recife, de Alagoas, do Rio Grande do Sul porque nós vamos gerar conhecimento e vamos gerar a possibilidade de que todos possam ser orientados a distância buscando uma condição eficaz de reabilitação. As ajudas técnicas que são as órteses, as próteses, as cadeiras de rodas que fazem parte dos atendimentos que serão feitos aqui, se juntam aos notebooks que garantem comunicação e eficiência da informação e, acima de tudo, a garantia da inclusão digital para que estas pessoas permaneçam incluídas. Para que estas pessoas possam devolver à sociedade o que a sociedade deu a elas na forma de educação e saúde.

Quero fazer mais um registro e, com isso, eu termino a minha fala. a telemedicina do Hospital das Clínicas, que hoje é referência internacional no atendimento, na segunda opinião, no desenvolvimento de estratégias de ensino iniciou‑se também em 2002, graças a um projeto financiado pelo Ministério da Saúde, quando o então ministro José Serra, antevendo as necessidades de atualização tecnológica, criou uma linha específica de suporte de financiamento para que as estratégias tecnológicas atingissem a saúde. De novo, é a presença do nosso governador José Serra na vida da pessoa com deficiência. É a presença do nosso governador José Serra dentro da nossa sociedade garantindo uma  melhor qualidade de vida para todos e garantindo, acima de tudo, direitos humanos, respeito à diversidade e sociedade para todos.

Muito obrigada.