Durante três vezes por mês o coordenador operacional do Metrô, Edward dos Santos, vai até as principais estações da companhia para orientar e esclarecer dúvidas de pessoas que passam pelo local. Mais do que isso. Ele tem uma missão importante: ouvir dos passageiros e empregados suas necessidades, reclamações, elogios e sugestões. Assim é a tarefa que Edward e mais 425 funcionários desempenham como Dirigentes de Plantão, programa realizado desde 2008 com o objetivo de melhorar o relacionamento da empresa com os usuários. Os plantões ocorrem na segunda semana de cada mês e envolve diretores, gerentes, chefes e assessores do Metrô.
Neste ano, a iniciativa tem como foco o atendimento em 25 estações das Linhas Azul, Verde, Vermelha e Lilás. Os dirigentes são identificados por um jaleco azul e ajudam, principalmente, as pessoas a se localizarem, dentro ou fora da estação.
Segundo Edward, para ser um dirigente é preciso ter conhecimento sobre o assunto antes de repassá-lo, como estar bem informado a respeito do que a empresa oferece para responder com precisão a cada pergunta. “O dia a dia de uma estação de Metrô é sempre surpreendente. Por isso, é fundamental contar com o apoio da equipe de funcionários, pois sabemos que pergunta respondida de forma incorreta pode gerar problemas para as pessoas”, destaca.
Estações participantes do Dirigentes de Plantão
– Linha 1-Azul – Jabaquara, Santa Cruz, Ana Rosa, Liberdade, São Bento, Luz, Portuguesa-Tietê, Santana e Tucuruvi
– Linha 2-Verde – Vila Madalena, Consolação, Trianon-Masp, Brigadeiro, Paraíso e Alto do Ipiranga
– Linha 3-Vermelha – Palmeiras-Barra Funda, Anhangabaú, República, Praça da Sé, Brás, Belém, Tatuapé, Carrão e Itaquera
– Linha 5-Lilás – Largo Treze
Da Agência Imprensa Oficial