Diretorias de Ensino recebem projetos para programa Parlamento Jovem Brasileiro

Programa oferece aos estudantes a oportunidade de vivenciar o cotidiano de um parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília

ter, 27/07/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

As diretorias de ensino de todo estado de São Paulo já estão recebendo projetos de estudantes/ escolas interessados em participar do Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2010. Criado pela Câmara dos Deputados, o programa é voltado a alunos do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o País, com idade entre 16 e 22 anos.

Para participar, os estudantes precisam desenvolver um projeto de lei baseado no tema “O Jovem e o Mercado de Trabalho”, que deve ser enviado pela escola à diretoria de ensino de sua região até o dia 16 de agosto. Os autores dos melhores projetos irão à Brasília, onde viverão, durante uma semana, a experiência de debater e votar projetos de lei na Câmara dos Deputados.

Além do tema, os projetos devem abordar uma das seguintes áreas: Educação, Cultura, Esporte e Turismo; Agricultura e Meio Ambiente; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; Saúde e Segurança Pública.

Cada uma das 91 diretorias de ensino do Estado selecionará dois projetos, que serão enviados à Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (Cenp) da Secretaria da Educação. Deste montante, 33 serão selecionados e encaminhados a Brasília, onde passarão por mais um processo para escolha dos 11 projetos/ jovens deputados que representarão o estado de São Paulo no Programa.

Ao todo, serão selecionados 78 em todo Brasil, sendo que cada projeto de lei deve ter a autoria de apenas um aluno. Para obter mais informações sobre o Programa Parlamento Jovem Brasileiro, acesse o site www.camara.gov.br. Informações sobre as diretorias de ensino podem ser obtidas na Central de Atendimento da Secretaria, pelo telefone 0800 77 00 012.

Da Secretaria da Educação