Diretoria de Ensino promove encontros virtuais com gremistas e jovens acolhedores

Iniciativa conta com o apoio do Departamento de Psicologia da Universidade do Oeste Paulista e do Programa Conviva SP

qui, 03/09/2020 - 15h27 | Do Portal do Governo

A Diretoria Regional de Ensino de Mirante de Paranapanema (DE), ligada à Secretaria da Educação, organiza em parceria com a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) encontros virtuais com os alunos gremistas e jovens acolhedores das 29 unidades da região para debater temas de interesse coletivo.

Os encontros estão marcados para todas as quintas-feiras, através do Google Meet e YouTube da DE, das 13h às 14h30, até o fim de dezembro. Para acompanhar, os interessados podem acessar o endereço eletrônico: https://www.youtube.com/channel/UCw0eyxbLPrqntD2zPSvYjwQ.

Mobilização

O projeto é realizado por professores coordenadores do Núcleo Pedagógico (PCNP) e supervisores da Diretoria de Ensino, com apoio do Departamento de Psicologia da Unoeste.

“A mobilização e formação dos Grêmios Estudantis de todas as unidades da Diretoria de Ensino é fundamental e importante em todos os momentos. Eles são os representantes de todos os alunos e nossos grandes aliados e parceiros neste momento de distanciamento”, salienta Ivani Aparecida de Souza Pereira, professora coordenadora do Núcleo Pedagógico.

“De maneira muito especial, os gremistas nos ajudam na busca ativa e na colaboração para que nenhum aluno desanime de seu Projeto de Vida. De aluno para aluno, tudo fica mais fácil”, avalia a educadora.

“O projeto mostra que a escola não está somente nos passando lição, mas que a equipe está preocupada com os alunos. Sem contar que rever meus amigos revigora meu astral”, destaca Larissa Guedes Santos, aluna da Escola Estadual Salvador Moreno Munhoz.

Confira os temas abordados pelos participantes dos encontros virtuais:

– Identificando meus interesses profissionais
– Buscando informação sobre as profissões
– Reconhecendo oportunidades no mercado de trabalho
– Importância do meu Projeto de Vida
– Busca da felicidade e realização no trabalho
– Autoestima, autoimagem e autoconceito: como tudo isso interfere na minha futura profissão?
– Competências esperadas dos profissionais do futuro
– Interferências na minha escolha profissional: família, amigos e professores.
– Vestibular, ENEM e provas que permitem acesso aos cursos superiores
– Oportunidades de ingresso no Ensino Superior: bolsas de estudo, benefícios públicos