Diretoria de Ensino passa orientações preventivas para a comunidade de Guarulhos

Prevenção de queimaduras e uso racional de energia serão trabalhados nos encontros

sáb, 23/07/2011 - 11h00 | Do Portal do Governo

Neste sábado, 23, e na próxima segunda-feira, 25, a Diretoria Regional de Ensino Guarulhos Norte promoverá ação preventiva com o intuito de orientar os educadores que atuam na região e a comunidade em relação a acidentes domésticos e também ao uso racional de energia elétrica. Além da população em geral, a iniciativa é voltada a professores que atuam em escolas estaduais da região e educadores profissionais e bolsistas das unidades locais que integram o programa Escola da Família. O evento será realizado na sede da Diretoria Regional de Ensino Guarulhos Norte, localizada à rua Cristobal Claudio Elillo, 278, no Parque Cecap.

A orientação aos participantes será focada no uso da energia elétrica de forma econômica, consciente e segura. Para isso, será apontada a importância de algumas mudanças nos hábitos diários. Haverá ainda instruções sobre primeiros-socorros prestados em casos de queimaduras resultantes de acidentes domésticos. As informações teóricas serão passadas por meio de palestra com a utilização de recurso audiovisual e propostas de oficinas e dinâmicas em grupo sobre os temas desenvolvidos.

O conteúdo será ministrado por Alexandre Casagrande, da Fundação Faculdade de Medicina. Também participarão da ação Vera Lucia de Jesus, dirigente da região Guarulhos Norte, Tânia Cristina da Silva, professora-coordenadora da oficina pedagógica do programa Escola da Família, e Helio de Assis, supervisor de ensino local.

Para Tânia Cristina da Silva, é fundamental desenvolver iniciativas de prevenção devido aos riscos no uso de equipamentos e instalações elétricas que podem causar acidentes domésticos e queimaduras. “Depois dessa capacitação, realizaremos outras voltadas especificamente para a comunidade, em agosto, para reiterar e multiplicar as orientações”, afirma.

O objetivo é formar multiplicadores dos conhecimentos adquiridos. A primeira capacitação ocorre neste sábado e é voltada para bolsistas do programa Escola da Família e pessoas interessadas da comunidade. Na segunda-feira, é a vez dos docentes que lecionam nas escolas locais.

Da Secretaria da Educação